‘Esperando Bojangles’: sobre o livro e o filme adaptado

Cena do filme 'Esperando Bojangles'
Cena do filme 'Esperando Bojangles'

Vale ver no Prime: Esperando Bojangles (En attendant Bojangles)
2021 | 2h04 de duração | Classificação: 16 anos | nota 8

No primeiro fim de semana de abril, terminei de ler três livros de uma vezada só, que eu estava lendo paralelamente. Já escrevi sobre os dois primeiros: “Material Poético” e “Pra vida toda valer a pena viver“. O terceiro foi “Esperando Bojangles“. Depois que o li, ainda resolvi alugar o filme adaptado para ver também. Neste post, vou falar do livro e do filme.

***

“Esperando Bojangles” é uma história de amor (e dor) de um casal pelo olhar doce e admirado do filho deles, ainda criança.

Ao menos é assim o livro escrito pelo francês Olivier Bourdeaut, que se tornou best-seller mundial desde que foi lançado, em 2016.

Já o filme que adaptaram do livro, de 2021, embora ainda seja muito bonito, perde essa pureza do narrador infantil em primeira pessoa.

A loucura que, no livro, nos é apresentada pelo filtro do amor e encantamento do garoto, no filme nos é escancarada de forma mais gráfica. A criança está presente também, mas passando por um sofrimento muito mais explícito.

Explico: o casal Georges e Camille vive uma vida de festas, esbanjamento, alegria, imaginação e histórias fantásticas, que parece exuberante e divertida para todos ao redor. Parece ter como lema o que a canção de Nina Simone que dá nome ao filme quer mostrar: ao perder alguém querido ou passar por um trauma, podemos superar a dor dançando.

Até que a mãe começa a confundir, cada vez mais, a realidade com a fantasia – enlouquece.

O filme é, sim, bastante fiel ao livro. Não vou trazer os exemplos para cá, para não estragar as várias surpresas dessa narrativa tão surpreendente. Mas tudo o que acontece no livro (ou quase tudo) também está no roteiro. Pouquíssimas coisas foram alteradas ou suprimidas (como os personagens interessantes do manicômio).

O que muda é a forma de contar. E, com isso, enquanto no livro temos uma mescla de comédia dramática com história de amor, no filme não esperem nenhuma leveza, não há muita margem ao riso. A loucura é bem mais pesada quando explicitada assim, sem filtro nenhum. O final também choca bem mais.

Dito isso, não deixem de ler este livreto alucinado, que nos faz refletir sobre como um pouco de maluquice pode trazer muita felicidade, mas também como um pouco de ordem, rotina e regras pode ser essencial para garantir alguma sanidade.

Se preferirem ver o filme, melhor não ter lido o livro antes. Ainda restará uma bela história de amor entre um homem, uma mulher e um filho completamente apaixonado pelos pais.

Como comprar o livro ‘Esperando Bojangles’:

Capa do livro 'Esperando Bojangles', de Olivier Bourdeaut.“Esperando Bojangles”
Olivier Bourdeaut
ed. Autêntica Contemporânea
124 páginas
R$ 43,92 na Amazon (preço consultado na data do post; sujeito a alterações)

Assista ao trailer do filme ‘Esperando Bojangles’:

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

Deixar um comentário