Ir para conteúdo

11 anos de blog em 11 estatísticas

11 anos de blog!

 

Hoje é dia de Natal e, como vocês que acompanham o blog há mais tempo sabem, também é dia de aniversário! Este blog querido foi criado exatamente no dia 25 de dezembro de 2010.

ONZE ANOS. Mais de uma década! Quantos blogs que vocês conhecem atingiram esta marca histórica? Eu nunca pensei que conseguiria, mas fui tocando o barco aos pouquinhos, com muito trabalho e dedicação, mesmo este sendo apenas um hobby, e não meu ganha-pão.

Para comemorar, faço como todos os anos e compartilho as estatísticas do blog:

1. Posts (quase) diários

Em 2021, publiquei 121 posts. Um a cada três dias, em média.

Esses posts vieram espalhados em 25 categorias, sendo que as mais populares são MaternidadeEu Achei por Aí e Artigos Enviados por Leitores. Somando os 11 anos de blog, já são 2.507 posts, média de 0,6 por dia. Foram 1.312.406 palavras que já escrevi, junto com meu pai – sendo 71 mil só neste ano – uma média de 589 palavras por post.

2. Top 11

Os 11 posts e páginas mais lidos neste ano foram os seguintes:

  1. 13 desenhos animados lindos e educativos para crianças de 0 a 2 anos (de 2017)
  2. ‘Uma dica infalível que aprendi para desmamar minha filha de 2 anos’, por Ana Paula Pedrosa (2017)
  3. Os 20 melhores livros para crianças de 4 a 6 anos (e que encantam por muitos anos depois!) (2020)
  4. Os melhores restaurantes com espaço kids gratuitos para levar as crianças em BH (2020)
  5. Mais de 40 desenhos animados e séries lindos e educativos para crianças de até 4 anos (2019)
  6. 7 poemas de Drummond que eu gostaria que meu filho conhecesse (2017)
  7. Cozinhe em casa: 12 receitas de arroz, feijão, carnes diversas e vegetais simples, deliciosas e fáceis (2020)
  8. Carta ao meu filho Luiz, 4 anos (2019)
  9. Desbravei os segredos do desenho russo ‘Masha e o Urso’, o favorito do meu filho (2018)
  10. ‘Sementes podres’: sobre como educar, cuidar, dar atenção e oportunidade aos jovens (2020)
  11. Dos milagres do levedo de cerveja (2012)

3. Desempenho por mês

O mês em que mais postei foi abril, com 21 posts nos 30 dias. Isso porque eu estava de férias 😉 O segundo mês foi março, com 17 posts, também aproveitando um pedaço das férias. Depois foi janeiro, com 13, e julho, com 11. No segundo semestre, minha produção despencou, chegando a meses com apenas 5 posts. Isso se chama CANSAÇO, rs.

O mês com mais acessos ao blog foi março, depois abril, e depois janeiro. Ou seja, meses com mais posts atraíram mais leituras – como esperado.

Os três posts escritos em 2021 e que foram mais lidos são os seguintes:

  1. ‘Din e o Dragão Genial’: a mensagem é antiga, mas sempre válida; as imagens são um deleite
  2. As melhores séries na TV para crianças de 4 a 10 anos
  3. Você já perdeu alguém que ama para as teorias conspiratórias?

4. Downloads e cliques

Desde julho de 2019, o WordPress passou a registrar também os downloads de arquivos que foram mais baixados pelos leitores a partir do blog. Em 2021, o Guia Turístico de BH e Arredores, que fiz em 2014 e segue sendo bem atual, ficou em primeiro lugar. Em segundo lugar, o livro do meu pai sobre Sandra Starling, uma das fundadoras do PT, que morreu neste mês. E, em terceiro lugar, o também excelente livro do meu pai, “Sucursal das Incertezas“, disponível na biblioteca do blog.

A partir de clique feito aqui no blog, o site mais visitado foi o YouTube.

5. De onde vêm os leitores

Primeiro, disparado, a maioria vem do Google. Em seguida, do Twitter e, depois, do Facebook.

6. O que os leitores querem

Para chegar aqui por meio de buscadores, a maioria procurou os termos “Galinha Pintadinha”, “ministro de Bolsonaro charge”, “baixar o CD o melhor do blues”, entre outros. Blog eclético, né? 😉

7. Visitantes

Enquanto escrevo, este blog já recebeu mais de 3,7 milhões de visualizações — das quais 367 mil só neste ano. O dia da semana com maior número de visitantes neste ano foi a segunda-feira (16% das visualizações) e o horário com mais acesso foi às 21h.

8. Assinantes

O blog possui 903 assinantes (30 a mais que no ano passado), que o recebem por e-mail ou via WordPress de graça e na íntegra, sem necessidade de clicar para acabar de ler por aqui, ou acompanham pelo próprio WordPress. No Feedly ele tem mais 41 assinantes e, na fan page do Facebook, 1.464. No Twitter, 2.912 pessoas acompanham o que eu posto.

9. Comentários e compartilhamentos

Ao todo, o blog já recebeu mais de 10, 6 mil comentários, sendo 127 neste ano, além de 176 curtidas em 2021. Obrigada por terem enriquecido tanto o debate, amigos!

Ao todo, os leitores compartilharam posts, usando as ferramentas oficiais do WordPress, mais de 16 mil vezes – a maioria delas pelo Facebook (5.857), em seguida pelo Twitter (2.854), Pinterest (1.898), Linkedin (1.634), Tumbrl (1.531) e WhatsApp (1.020), além de outras ferramentas.

10. Anúncios 

Comecei a colocar os anúncios do próprio WordPress no blog em 2016. Naquele ano, foram veiculados 121 mil ads. Em 2017, o número cresceu para 331 mil e, em 2018, saltou para 2,3 milhões. Em 2019, foram 1,8 milhão de anúncios veiculados. Em 2020, 1,5 milhão. E, neste ao, 872 mil.

Os anúncios aparecem no alto e no pé dos posts, além da barra lateral da página inicial. Sempre que vocês fizerem uma compra a partir de um anúncio veiculado aqui no blog, vocês vão me ajudar a ganhar uns centavos a mais, pelo menos para bancar os gastos com o WordPress Premium.

Também publiquei um publieditorial por aqui.

11. Pelo mundo

Neste ano, vieram visitantes de 121 países. Depois do Brasil, a maioria chegou dos Estados Unidos, de Portugal, do Canadá e do Reino Unido.

 


É isso! De novo, este ano foi de muita correria, muito trabalho, e muita coisa na cabeça, com esta pandemia. Então o blog acabou meio abandonado, com menos posts do que o normal e quase nenhuma mudança. Mesmo assim, espero que tenham curtido as publicações que consegui fazer por aqui. E que venham mais posts e mais leituras em 2022!

Muito obrigada pela leitura e um FELIZ ANO NOVO a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tá baratim, tá baratim!! 😉

 

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Um comentário em “11 anos de blog em 11 estatísticas Deixe um comentário

  1. Parabéns, Cris. Há 11 anos, quando começou, eu lhe disse que se tivesse 50 acessos de leitores por dia estaria muito bom… Minha previsão furou mais que as do ministro da economia de bolsonaro. Talvez porque você tenha trabalhado mais que os dois juntos.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: