10 anos de blog em 10 estatísticas

Hoje é dia de Natal e, como vocês que acompanham o blog há mais tempo sabem, também é dia de aniversário! Este blog querido foi criado exatamente no dia 25 de dezembro de 2010.
DEZ ANOS. Uma década! Quantos blogs que vocês conhecem atingiram esta marca histórica? Eu nunca pensei que conseguiria, mas fui tocando o barco aos pouquinhos, com muito trabalho e dedicação, mesmo este sendo apenas um hobby, e não meu ganha-pão.
Para comemorar, faço como todos os anos e compartilho as estatísticas do blog:
1. Posts (quase) diários
Em 2020, publiquei 109 posts. Um a cada três dias, em média. Foi uma queda em relação ao normal aqui no blog, mas justificável em um ano de muuuuito trabalho (e preocupação) como este.
Esses posts vieram espalhados em 8.958 tags e 24 categorias, sendo que as mais populares são Maternidade, Eu Achei por Aí e Netflix. Somando os 10 anos de blog, já são 2.382 posts, média de 0,65 por dia. Foram 78,1 mil palavras que escrevi, junto com meu pai, só neste ano – uma média de 751 palavras por post.
2. Top 25
Os 25 posts e páginas mais lidos neste ano foram os seguintes:
3. Downloads e cliques
Desde julho de 2019, o WordPress passou a registrar também os downloads de arquivos que foram mais baixados pelos leitores a partir do blog. Em 2020, o Guia Turístico de BH e Arredores, que fiz em 2014 e segue sendo bem atual, ficou em primeiro lugar. Em segundo lugar, o excelente livro do meu pai, também disponível na Biblioteca do Blog, “Sucursal das Incertezas“. E, em terceiro lugar, ficou o livro “Utopias do Século XX“, também disponível para download gratuito, do professor de história Ricardo Faria.
A partir de clique feito aqui no blog, o site mais visitado foi o YouTube.
4. De onde vêm os leitores
Primeiro, disparado, a maioria vem do Google. Em seguida, do Facebook, e depois do Twitter.
5. O que os leitores querem
Para chegar aqui por meio de buscadores, a maioria procurou os termos “desenho criança 1 ano”, “grafite Belo Horizonte”, “Galinha Pintadinha”, “desenho para crianças de 2 anos”, “desenhos educativos para 4 anos”, entre outros.
6. Visitantes
Enquanto escrevo, este blog já recebeu mais de 3,3 milhões de visualizações — das quais 493 mil só neste ano. O dia da semana com maior número de visitantes neste ano foi a segunda-feira (16% das visualizações) e o horário com mais acesso foi às 21h.
7. Assinantes
O blog possui 873 assinantes (49 a mais que no ano passado), que o recebem por e-mail de graça e na íntegra, sem necessidade de clicar para acabar de ler por aqui, ou acompanham pelo próprio WordPress. No Feedly ele tem mais 41 assinantes e, na fan page do Facebook, 1.471. No Twitter, 2.920 pessoas acompanham o que eu posto.
8. Comentários e compartilhamentos
Ao todo, o blog já recebeu mais de 10, 4 mil comentários, sendo 98 neste ano, além de 195 curtidas em 2020. Obrigada por terem enriquecido tanto o debate, amigos!
Ao todo, os leitores compartilharam posts, usando as ferramentas oficiais do WordPress, 16.669 vezes – a maioria delas pelo Facebook (5.839), em seguida pelo Twitter (2.833), Pinterest (1.886), Linkedin (1.629), Tumbrl (1.530) e WhatsApp (964), além de outras ferramentas.
9. Anúncios
Comecei a colocar os anúncios do próprio WordPress no blog em 2016. Naquele ano, foram veiculados 121 mil ads. Em 2017, o número cresceu para 331 mil e, em 2018, saltou para 2,3 milhões. Em 2019, foram 1,8 milhão de anúncios veiculados. E, neste ano, 1,5 milhão.
Os anúncios agora aparecem no alto e no pé dos posts, além da barra lateral da página inicial. Sempre que vocês fizerem uma compra a partir de um anúncio veiculado aqui no blog, vocês vão me ajudar a ganhar uns centavos a mais, pelo menos para bancar os gastos com o WordPress Premium.
10. Pelo mundo
Neste ano, vieram visitantes de 123 países. Depois do Brasil, a maioria chegou dos Estados Unidos, de Portugal, do Reino Unido e da Alemanha.
É isso! Ao contrário do ano passado, que teve vários upgrades, este ano foi de muita correria, muito trabalho, e muita coisa na cabeça, com esta pandemia. Então o blog acabou meio abandonado, com menos posts do que o normal e quase nenhuma mudança. Mesmo assim, espero que tenham curtido as publicações que consegui fazer neste ano. E que venham mais posts e mais leituras em 2021!
Muito obrigada pela leitura e um FELIZ ANO NOVO a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Leia também:
- Blog de cara nova, pela terceira vez em nove anos!
- O blog no Facebook e no Twitter
- A biblioteca do blog, com livros gratuitos para baixar
- Quem são os leitores do blog
- O dia em que o blog ganhou seu primeiro upgrade
- 9 anos de blog em 9 estatísticas
- Os posts mais lidos do primeiro semestre de 2019
- Blog atinge marca de 3 milhões de visitas!
- Blogueira há 12 anos!
- Como transformar seu blog em um livro
- Saiba como você pode contribuir com o blog
***
Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro