O que é o seu doce de leite?

doce-de-leite

Outro dia uma amiga, de quem já falei aqui (duas vezes!), postou em seu blog que a coisa de que mais gosta no universo é doce de leite. Gosta tanto que todos os seus amigos foram capazes de lembrar de episódios em que ela tinha devorado latas e latas do típico doce mineiro.

Logo que li o post dela, e quase enxerguei os olhos brilhando diante de uma colherzinha do melado, cruzei com uma loja de produtos de Minas e acabei comprando um potinho para ela.

Ontem, outra amiga (na verdade, nós três nos sentamos na mesma bancada do jornal, todo santo dia) estava prestes a fazer aniversário. E, pensando no que eu poderia dar de presente para ela, perguntei:

— Qual é o seu doce de leite?

Ela passou o dia inteiro quebrando a cabeça, à cata do que era o sabor irresistível em sua vida. Foi como se eu tivesse feito uma daquelas perguntas, de dever de casa, que os terapeutas lançam ao fim de uma sessão.

— Ai, que agonia, Cris! Não sei qual é meu doce de leite!

Também fiquei pensando qual seria o meu. Farofa? Farofa é uma das coisas de que mais gosto no universo, sem dúvida. Ainda mais aquelas molhadíssimas com caldinho de carne, com bacon picadinho, cebola, farinha de açafrão, fininha, das que comem lá na Bahia. Hummm….

Cerveja? Passo bem por vários dias sem cerveja, mas também acho irresistível tomar um copo geladíssimo numa noite quente de sábado, acompanhada de uma linguicinha, ou torresminho, ou pão de alho…

Brigadeiro? Posso comer uma panela inteira quando faço, de uma vez só. Mas passei uns três anos sem comprar uma lata de leite condensado na feira, então não deve ser tão irresistível assim.

Saindo da seara dos alimentos, o que seria meu doce de leite? Um furo jornalístico? Uma manchete? Uma reportagem que adorei apurar e escrever? Isso tudo me enchia de adrenalina, calor e emoção e me deixava com os olhos brilhando, como minha amiga fica diante do doce, mas já faz tanto tempo que não estou na reportagem (nove meses!), que não posso mais contar como necessidade irresistível para meus dias. Então uma edição bem feita? Ver um caderno inteiro fechadinho, com todos os títulos e matérias em seus devidos lugares, qual um quebra-cabeças gigante e completinho? Sim, isso é gostoso de saborear todos os dias, por volta das 21h, depois de uma correria enorme, num alívio que chega da mesma forma que esvaziar a bexiga depois de muitas horas de aperto.

Terminar um post e clicar em “publicar”, naquele botão azul que me aparece aqui no WordPress, também é como me lambuzar de doce de leite. Navegar pelos meus arquivos e ver quase mil histórias publicadas é como me refestelar numa loja de produtos típicos do Serro ou da Canastra.

Pra sair da esfera do trabalho, meus doces de leite incluem acordar com um beijo do meu amor, almoçar todo domingo com a minha família, passar uma tarde papeando com meus amigos, mergulhar numa cachoeira, deitar numa rede e ficar só olhando a paisagem ao meu redor, seja urbana ou rural.

Aos poucos fui percebendo quantas coisas que nos cercam são totalmente irresistíveis e saborosas. Difícil mesmo escolher só um doce de leite para chamar de meu. O terapeuta teria que estender a pergunta em várias outras sessões, sentar e ouvir 😉

Hoje recebi uma resposta da amiga aniversariante, que tinha ficado pensativa o dia anterior inteiro em busca de seu prato favorito. Ela também não conseguiu se decidir por uma única coisa:

— É torta de limão! E também sorvete!, respondeu.

E vocês? Quais são os doces de leite de suas vidas? 😀

Anúncios

8 comentários sobre “O que é o seu doce de leite?

  1. Ganhar um beijo do meu filho e ser chamada de linda, mesmo que tenha acabado de acordar… um dia ele me disse: “mamãe me ensina a ser lindo assim como você” ?

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s