Vídeo feito por estudantes da UFMG escancara crise da imprensa mineira; assista
Que a imprensa mineira está em crise, acho que até quem não é do Estado nem é jornalista já percebeu. Aliás, isso não é “privilégio” dos mineiros. Mas o que levou a essa crise? Como ela se deu nas Redações dos três maiores jornais diários de Minas (“Estado de Minas”, “Hoje em Dia” e “O Tempo”)? Como foram os passaralhos?
Um vídeo produzido por quatro estudantes do curso de comunicação social da UFMG tenta responder a essas questões a partir do ponto de vista de seis jornalistas que foram demitidos ou pediram demissão nos últimos anos, ao longo desse processo, vindos do “Estado de Minas”, “Jornal da Alterosa” (grupo do EM), “Hoje em Dia” e “Pampulha” (grupo do “O Tempo”). O trabalho foi publicado no Youtube há cinco dias, mas ainda não teve grande repercussão. Por isso, resolvi fazer minha parte, trazendo para o blog.
Não deixem de assistir e compartilhar, especialmente entre os coleguinhas de profissão e os estudantes de jornalismo:
Leia também:
- Mais posts sobre jornalismo
- Dez anos de jornalismo
- Um estudo sobre a sobrevivência do jornalismo
- Reflexão aos leitores e fazedores de jornais
- Miniaulas de jornalismo, em vídeos
- Mais um passaralho
- Sobre o imprevisível da minha profissão
- Jornalistas, história do Brasil e livro para baixar
- De como robôs vão substituir jornalistas
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro
Um banho de realidade. Uma profecia que se realiza. Haverá tempo para mudar e salvar tantos empregos? O tempo dirá…
CurtirCurtir
Acho que em pouco tempo…
CurtirCurtir
Vez e outra, um sopro de esperança na profissão de jornalista. Como nesta carta aberta de Luis Nassif ( http://jornalggn.com.br/noticia/carta-aberta-aos-ministros-do-supremo-por-luis-nassif ).
últimos parágrafos:
“Celso de Mello tem medo, assim como Marco Aurélio de Mello, Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, a presidente Carmen Lúcia, Luiz Fux, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Rosa Weber. E não adianta tirar o corpo: Gilmar desmoraliza todo um país, mas é um problema do STF e de responsabilidade individual de cada um dos Ministros, porque os únicos em condições de contê-lo.
Com esse silêncio ensurdecedor, o que fazer?
Vocês, senhores Ministros, obrigam pessoas sem nenhum poder de Estado, a externar em um blog a indignação ante a falta de reação aos abusos e de desrespeito ao país, ficando exposto a processos e retaliações de Gilmar. Nós estamos pagando, com as ações abertas por Gilmar, para cumprir uma tarefa que deveria ser dos senhores.
Esperamos que, passada a fase do espanto ante Gilmar, possa se esperar dos senhores uma atitude à altura do poder que representam e do país que deve merecer seu respeito.”
CurtirCurtir
Kris,
“Este vídeo não está mais disponível.”
Você poderia verificar?
Grato.
CurtirCurtir
PQP, já deram um jeito de tirar o vídeo do ar! :O Depois pensam que não existe censura no Brasil.
CurtirCurtir
Sou um dos produtores, gente. Tivemos que dar uma editada no vídeo pra incluir as exigências da universidade. Aqui o novo link: https://youtu.be/nm1WzgtkCTc
CurtirCurtir
Que ótimo, Gabriel, obrigada por compartilhar! Atualizei o post.
CurtirCurtir