Polícia Federal sai na frente nas Olimpíadas

Encenação que é parte de um protesto de policiais federais, pedindo melhores condições de trabalho. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Encenação que é parte de um protesto de policiais federais, pedindo melhores condições de trabalho. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Texto escrito por José de Souza Castro:

O Brasil já tem um medalhista de ouro nas Olimpíadas que começam no dia 5 de agosto. O primeiro ganhador é a Polícia Federal. Uma simples ameaça de greve antes da corrida pelo ouro levou o presidente em exercício Michel Temer a assinar um projeto de lei concedendo reajuste de 37% a todas as carreiras da PF, em parcelas a serem pagas entre 2017 e 2019.

Há quatro anos, no dia 7 de agosto, os policiais federais desafiaram Dilma Rousseff, numa greve que durou 70 dias e foi acompanhada por policiais rodoviários federais e outras categorias. O governo apresentou proposta de aumento de 15,8% dividido em três anos, e encerrou as negociações no dia 26 de agosto.

Dilma Rousseff pagou caro pela ousadia. O vice, Michel Temer, aprendeu como é arriscado desafiar grevistas armados com memória de elefante.

No dia 20 de julho, Temer já havia sancionado a lei que concede reajuste de até 41,47% nos salários dos servidores do Judiciário, entre outras categorias, ficando em paz com os barnabés. Os quais, ao contrário de outros trabalhadores, têm estabilidade no emprego, algo muito importante no momento em que o desemprego no Brasil está em 11,3%, o equivalente a 11,6 milhões de trabalhadores.

Um desemprego que explodiria, se a jornada de trabalho no país subisse de 44 horas semanais para 60 horas, como sonha o presidente da Confederação Nacional da Indústria – o “arauto da nova modernidade nacional”, conforme o filósofo Vladimir Safatle, que critica um governo que “deu um aumento salarial de mais de R$ 40 bilhões para funcionários, em especial do judiciário com seus cargos nababescos”, uma maneira “de comprar o silêncio e a governabilidade depois do golpe”.

ESTADO DE EXCEÇÃO

Numa situação assim, é impossível nos solidarizarmos com a manifestação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), repudiando a petição encaminhada pelos advogados do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual denuncia o juiz Sérgio Moro e os procuradores da República que atuam na Operação Lava Jato por “falta de imparcialidade” e “abuso de poder.”

//platform.twitter.com/widgets.js

É mais fácil concordar com o que afirma Lula nessa entrevista, de que estamos vivendo num estado de exceção.

Defesa de Lula denuncia abusos da Lava Jato ao Comitê de Direitos Humanos da ONU

Defesa de Lula denuncia abusos da Lava Jato ao Comitê de Direitos Humanos da ONU. Foto: Reprodução / Twitter

E a resposta da Justiça Federal para essa petição à ONU veio a cavalo, nesta sexta-feira: Lula se tornou réu na Lava Jato. O juiz responsável por isso, Ricardo Augusto Soares Leite, teria sido acusado de obstrução à Operação Zelotes. Durma-se com um barulho deste!

lula3

Discurso de Lula nesta sexta-feira (29)

Discurso de Lula nesta sexta-feira (29)

DESMONTE DA PETROBRAS

Enquanto isso, continua o desmonte da maior empresa estatal brasileira, a Petrobras, que anunciou dia 29 de julho a venda de sua participação na área de Carcará, no pré-sal, para a norueguesa Statoil, por 2,5 bilhões de dólares. Esse valor representa apenas 20% do que a empresa pretende arrecadar com a venda de ativos.

Não foi dessa vez que a norte-americana Chevron pegou um naco de nosso pré-sal, como lhe prometeu José Serra em 2009, conforme revelado pelo Wikileaks. Mas a Chevron não perde por esperar o impeachment de Dilma, que, se vier, terá recebido valiosa cooperação da Polícia Federal e do Judiciário.

De fato, pegaria mal até para o atual ministro das Relações Exteriores do Brasil se a contemplada nessa venda pioneira do pré-sal da Petrobras fosse a americana Chevron. Não podendo ser, a Statoil, empresa estatal, se saiu muito bem, como se vê AQUI.

Discurso de Lula nesta sexta-feira (29)

Discurso de Lula nesta sexta-feira (29)

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Anúncios

Um comentário sobre “Polícia Federal sai na frente nas Olimpíadas

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s