‘Lady Bird’: você já viu este filme antes

Para assistir no cinema: LADY BIRD
Nota 7

Lady Bird é a forma como Christine, 17 anos, gosta de ser chamada – e é chamada por todos. Um apelido, ou um personagem, como a Penny Lane de Quase Famosos. Esta é só uma das reminiscências do filme que agora concorre a cinco estatuetas do Oscar, incluindo algumas das principais: melhores atrizes principal e coadjuvante, melhor roteiro original, melhor direção e melhor filme.

Mas merece isso tudo?

Sim, o filme tem qualidades em todas essas categorias. O conjunto da obra é tocante. É sobre a adolescente rebelde que está ansiando por dar seu primeiro voo. E, em suas expectativas, voar significa sair da casa dos pais, sair da cidade onde sempre viveu – Sacramento –, ir para o lado mais descolado da América, lá pelas bandas nova-iorquinas. E é também sobre o eterno drama do relacionamento entre mãe e filha nessa época da vida: a mãe fazendo seu papel de podar, a filha fazendo o seu, de querer voar ainda mais.

Nada de muito extraordinário acontece, o que nos faz pensar que esse é um filme sobre qualquer adolescente que a gente conhece. Até sobre alguns de nós. Mas, o que poderia ser uma qualidade (vocês já devem ter notado que também gosto de roteiros simples, que geram imediata identificação), nesse filme, me pareceu abrir portas a muitas cenas clichês de filmes americanos. Você vai encontrar lá a adolescente que subitamente muda de melhor amiga pra tentar entrar numa panelinha mais “cool” (vimos isso outro dia mesmo, em Extraordinário, lembra?). Você vai encontrar aquela menina pobre, cujos pais penam para pagar as contas, e que sente uma certa vergonha, que gostaria de estar lá do lado mais rico. Vai ter o baile, vai ter a carta. Por melhor que seja a jovem atriz Saoirse Ronan, desta vez não consegui parar de ver o filme Brooklyn enquanto olhava para ela. Laurie Metcalf, que também concorre ao Oscar como atriz coadjuvante, não saía da minha cabeça como a mãe de Sheldon, da série The Big Band Theory. Ambas as personagens são mães duronas, afinal de contas.

Enfim, é um filme bonito, tem seus momentos altos. Mas acho que dificilmente vai levar qualquer um dos prêmios a que concorre.

Assista ao trailer:

Leia também:

faceblogttblog

Anúncios

3 comentários sobre “‘Lady Bird’: você já viu este filme antes

  1. Acho que você dissecou muito bem o filme. Tem um humor ácido e discreto e é bem agradável de acompanhar. Senti uma certa superficialidade nas cenas que deveriam ser bem mais enfatizadas.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s