Ir para conteúdo

A obstinação de José Serra

José Serra está tão obstinado com a ideia de se tornar presidente do Brasil que, quando FHC resolveu apadrinhar Aécio Neves, lançado-o, por meio da imprensa, à candidatura tucana de 2014, Serra começou a deixar escapar boatos de que topa até fundar um novo partido, a exemplo de seu afilhado Gilberto Kassab (PSD), para disputar o pleito. Outra opção é ir para o PPS de Roberto Freire.

A solução não é nova em dois sentidos: primeiro, que desde 2011 Serra já assopra com a perspectiva de largar o PSDB, após vir sendo deixado para escanteio diante de sucessivas derrotas recentes. Segundo, que Marina Silva também cogita fundar um novo partido para o mesmo fim, desde que deixou o PV, há um ano e meio.

Pequena diferença entre os dois: ele já disputou tudo quanto é cargo e saiu derrotado de uma eleição para prefeito, mais desgastado que não-sei-o-quê. Em março de 2014 completará 72 anos. Ela está desaparecida dos holofotes há meses, mas mesmo assim fica em segundo lugar em todos os cenários da última pesquisa Datafolha, com percentuais variando de 13 a 18%. É apresentada como alternativa, como o novo, identificada (desde sempre, não como outros marqueteiros) com causas ambientais que são consideradas a pauta do futuro, e completa, em fevereiro de 2014, apenas 56 anos.

Enfim, não que eu ache que Marina – ou qualquer outro, Aécio incluso – seja páreo para ganhar de Dilma em 2014. Meu ponto é que o tempo de Serra já passou. Hoje ele mal pode almejar o cargo de síndico de condomínio, mas mantém uma obstinação presidencial que chega a ser invejável. Talvez se ele dedicasse a mesma obstinação a outra atividade, já tivesse ganhado um Nobel ou um Oscar.

Pra fechar, a melhor charge dos últimos tempos a respeito do obstinado:

Charge de Benett, na "Folha" de hoje.
Charge de Benett, na “Folha” de hoje.

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: