Os rituais

Já falei aqui algumas vezes que eu adoro criar pequenos rituais, “tradições” para serem cumpridas em determinadas ocasiões, às vezes com determinados amigos. É algo que ajuda a criar cumplicidade ou, quando faço sozinha, ajuda a dar sentido a alguma data (por exemplo, o natal).

Fiquei tentando lembrar de alguns desses rituais e cheguei à seguinte lista:

– Quando vou com a família a Mucuri, temos que ir para a churrascaria ao chegar à cidade, à noite.

– No natal, é tradição eu ler “Milagre na rua 34”, para relembrar do que se trata o espírito natalino.

– Se vou à Serra do Cipó, a primeira parada tem que ser na Padaria Cipó. Uma das tradições era jantar na Santa Pizza e observar as estrelas depois, mas dizem que a pizzaria fechou 😦

– Quando estou indo embora de Beagá para a Terra Cinza, depois de uma visita, é tradição eu mandar mensagens de celular para as pessoas, despedindo e marcando a “próxima aventura”.

– Desde que me mudei pra São Paulo, a tradição é enviar um email semanal aos amigos e parentes mais próximos, com as novidades e reflexões dos últimos dias.

– Uma tradição com a minha avó Rosa era jogar baralho ouvindo “Eu Sei que Vou te Amar”, versão do Milton Nascimento, que ela colocava no repeat. Até hoje essa música me lembra dela.

– Uma tradição que eu tinha com minha turma de amigos do colégio era o encontro no Café 3 Corações (que hoje é uma telefônica), na praça da Savassi. Até hoje chamo eles de “turma do Café”, apelido dado pelo meu primeiro namorado.

– Adoro listas! Faço listas dos livros que li no ano (cada ano menores 😦 ) e dos filmes que vi no cinema. No fim do ano, as listas de presentes (cada vez maiores 🙂 ).

– Eu sempre dava cartões nos aniversários, porque é o que mais gosto de receber e acho que meus amigos também gostavam. Mas minha inspiração foi diminuindo e hoje em dia faço isso raramente. Mas ainda gosto de sempre dar uma lembrancinha de presente pro aniversariante.

– Tinha uma época que eu ia sempre ao Mezanino da Travessa com um amigo e a tradição era pedir cerveja de trigo e gritar para que a banda Free as a Beatle tocasse “Paperback Writer” (E, quando incorporaram ao repertório por nossa causa, “Rocky Racoon”). Essa virou uma das tradições mais divertidas, porque até hoje a turma sempre pede Paperback nos shows de cover dos Beatles por causa daquela época (imagina a alegria quando o Paul, em pessoa, “atendeu” ao nosso pedido no show do Morumbi! :D).

Toda hora lembro de um ritual novo e sempre invento mais alguns, quando as circunstâncias me obrigam a me desfazer de outros. Quem me conhece bem e lê este blog pode se lembrar também e pôr aí nos comentários 😉

E vocês? Quais são seus rituais favoritos?

Anúncios

8 comentários sobre “Os rituais

  1. Amiga jornalista. Por acaso se você não fizer essas coisas que lhe dão prazer passa mal? Sente que vai morrer ou morrer alguma pessoa de sua família? Cuidado com o TOC. Se for só alegria continue na tua, isso é vida e amor. Parabéns. ‘Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver”.

    Curtir

  2. E os teatrinhos no Natal, com bombons de brinde cada vez que um da familia acertava algum joguinho que você propunha… ? Tempinho bom aquele, né?Éramos felizes e não sabíamos…rs

    Curtir

  3. Eu tenho um ritual tão besta, mas tão besta que como já falei por aí em algumas redes e até no blog, vou contar aqui também: todos os anos, no último dia de aula, ao chegar em casa eu TENHO que tocar a música do Alice Cooper: “School´s out”. Eu só sei “tocar” – mal pra caramba – 3 músicas na guitarra e essa é trilha sonora do inicio das férias desde os 17, 18 anos de idade rs

    E no Natal também costumo reler “Um conto de natal”, do Dickens. 🙂

    Curtir

    • Ah, pois eu acho todo ritual legal! Ajuda a gente a dar um sentido pra vida, ou a sentir melhor as coisas acontecendo, como as férias 😀
      Eu tb li muito Conto de Natal nos natais passados, mas não é em todos, como Milagre na Rua 34… E vc viu aquele filme animação 3D que fizeram? Ficou MUITO bom e super fiel ao livro!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s