Ir para conteúdo

20 capas de jornais sobre o ataque à democracia nos Estados Unidos

Trump esquenta a fervura dos Estados Unidos, em charge de Thiago.

Ontem o dia foi tão cheio de notícias aqui em Belo Horizonte mesmo (recorde de casos de Covid, chuva causando estragos, recorde de ocupação de leitos de UTI e Kalil voltando a fechar a cidade toda), que mal consegui acompanhar a guerra que se instalou em Washington D.C..

Mas deu para ver que fascistas da ultradireita, apoiados de Trump – e insuflados por ele – invadiram a sessão do Congresso que ia confirmar a vitória de Biden. Deu pra ver um ataque à democracia em seus piores níveis, com direito a cinco pessoas mortas. (Deu até pra ver, com rabo de olho, que Bolsonaro, que é fã confesso de Trump, provavelmente assistia a tudo esperançoso, para repetir por aqui depois).

Mas, como vi pouco, prefiro sugerir a leitura de um artigo de quem entende muito melhor de Estados Unidos do que eu: o jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva. Ele escreve, na “Folha” de hoje, que “Seis de janeiro de 2021 entrará para a história dos EUA como a data da primeira tentativa de golpe de estado da nação“.

E segue listando os vários atos de Trump que demonstram que ele é o principal responsável pelo que aconteceu ontem. Mas alerta: “ele não é o único”.

“E Trump não é uma aberração na vida americana. Os 74 milhões de votos que recebeu em novembro demonstram isso. Quase metade dos eleitores acha que ele é seu líder e os representa. A violência é um valor enraizado na sociedade americana. Reflete-se não só nas inúmeras guerras em que o país se engajou (…). Mas também nas cerca de cem vidas que se perdem diariamente no país pelo uso de armas de fogo por civis”.

Lins da Silva conclui chamando a atenção dos brasileiros para risco parecido de perdermos nossa já frágil democracia:

“Ele se tornou tão perigoso porque conseguiu ativar e colocar em marcha essa parcela nefasta dos EUA. Da mesma forma como seu discípulo Jair Bolsonaro tem feito e continuará a fazer. Se Trump for punido por seus crimes, talvez ainda haja esperança de que a democracia sobreviva naquele país. O mesmo se aplica aqui”.

CLIQUE AQUI para ler o artigo dele na íntegra.

Abaixo, como faço sempre em dias históricos, destaco as primeiras páginas de 20 jornais, do Brasil, dos Estados Unidos e de alguns países da Europa, que tentaram capturar o que aconteceu ontem.

Qual delas você acha que teve mais sucesso em fazer isso? (Clique sobre qualquer foto para ver todas em tamanho real)

 

Veja mais capas de jornais em dias históricos:

 

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: