As capas de jornais no dia dos meio milhão de mortos por Covid e dos protestos contra Bolsonaro

O Brasil teve duas notícias muito importantes neste sábado, 19 de junho de 2021. Uma, gravíssima, foi o país já ter chegado a meio milhão de mortos por Covid-19. São muitas vidas perdidas, seja qual for o critério medido. Em número absoluto, foi o segundo país com mais mortes decorrentes da doença, atrás apenas dos Estados Unidos.
A outra, de relevância política imensa, foi a presença de milhões de brasileiros nas ruas, em todas as capitais do Brasil, pedindo mais vacina (só 15% da população adulta do país foi vacinada com as duas doses até hoje) e, principalmente, pedindo que o grande responsável por esta tragédia – Jair Bolsonaro – pague pelo que fez. Ou deixou de fazer.
Com duas notícias de tanta importância, era de se esperar que as capas dos jornais de hoje estivessem muito impactantes, não é mesmo? Mas achei frustrante e banal a maioria delas. A manchete do “O Globo”, pelo menos, conseguiu unir os dois assuntos – que são relacionados entre si, afinal – numa única frase. Já o baiano “A Tarde” parece que vive em um universo paralelo, relegando às notícias apenas duas notinhas na dobra de baixo da primeira página.
Veja a seguir as capas que consegui encontrar no meu garimpo. Clique sobre qualquer uma delas para ver todas em tamanho real:
Na última vez que fiz esse levantamento, teve gente criticando dizendo que ninguém lê mais jornal, e, portanto, as capas deles não têm importância nenhuma. Discordo, mas, com isso em mente, também passeei pelos portais de notícias na noite de sábado, para ver como estavam cobrindo os protestos.
Os portais G1, Globo.com e “Folha” ainda manchetavam os protestos contra Bolsonaro, perto das 20h. Estado de Minas dava em segundo destaque na home, logo após as 500 mil mortes:
“O Globo” e “Estadão” manchetavam no horário os 500 mil mortos pela Covid no Brasil, mas colocavam os protestos em segundo destaque. Os mineiros “O Tempo” (que não tem jornal impresso aos domingos, por isso não aparece na galeria acima) e “Hoje em Dia” deixaram os protestos bem mais embaixo na home, ao menos na versão mobile.
Vi ainda “Correio Brasiliense”, UOL e “Zero Hora”, que não davam manchete aos protestos naquele horário, mas não printei as telas desses.
E aí, de qual cobertura você mais gostou? Qual capa de jornal foi mais correta neste momento tão difícil do Brasil? E a mais ousada? Qual portal fez o mesmo na noite de sábado? Deixe seu comentário.
Veja mais capas de jornais em dias históricos:
- A cobertura jornalística dos protestos com milhões de pessoas pedindo o impeachment de Jair Bolsonaro
- 20 capas de jornais sobre o ataque à democracia nos Estados Unidos
- 13 capas de jornais sobre a saída de Sergio Moro do governo de Bolsonaro
- 32 capas de jornais e revistas sobre a decisão do STF e a liberdade de Lula
- Charges e capas de jornal sobre o elo entre Bolsonaro e o assassinato de Marielle
- 13 capas de jornais sobre o massacre de Suzano
- Duas tragédias em duas semanas: Brumadinho e Flamengo
- 15 capas de jornais sobre o ataque a Bolsonaro
- A execução de Marielle, as capas de jornais e o Estado paralelo
- As capas dos jornais nos protestos do #EleNão
- As capas dos jornais no dia histórico da morte de Fidel
- Capas de revistas, charges e a política nazista de Donald Trump
- As capas de jornal, as charges e o melhor discurso sobre a prisão de Lula
- O afastamento de Dilma em capas de jornal: qual cobertura foi a mais correta?
- Temer se safa, Câmara livra Temer, Temer vence, Temer fica… 15 manchetes deste dia 3 de agosto
***
Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro