Marchinha vencedora do concurso de 2018 fala sobre piada que é metrô de BH; ouça
“Há tempos tou esperando, esperando o metrô! Eu era criancinha, hoje sou avô!”
Quem mora em Belo Horizonte vai se identificar imediatamente com esta marchinha, de autoria de João Batera e Dimas Lamounier, que venceu o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas neste ano. A final foi no último domingo (4).
Beagá só tem uma linha em operação, de 28,1 km, apenas em trechos de superfície, que liga o Eldorado, em Contagem, a Vilarinho, em Venda Nova. O tempo de viagem é de 44 minutos. Passa por uma pequena porção da região central da cidade. Não tem nenhuma estação na região da Savassi, por exemplo, que é extremamente movimentada e com grande concentração de prédios comerciais. Nada também na Pampulha ou no Barreiro:
São 25 trens, mas só 21 em operação, cada um com capacidade para atender 1026 passageiros. Eles atingem velocidade máxima de 80 km/h. O intervalo entre as viagens chega a 7 minutos em horário de pico e 12 minutos nos demais horários (ou até 15, nos sábados). Estas informações estão AQUI.
Uma linha, minha gente!
E não é por falta de promessas: leia AQUI, AQUI e AQUI três boas reportagens sobre o assunto, em ordem cronológica de publicação.
Pra piorar, o noticiário da semana informa que o metrô de BH corre o risco de ter o funcionamento reduzido ou até parar, por falta de recursos. Ou seja, o que já era insuficiente e ineficaz vai ficar ainda pior. E dá-lhe carros nas ruas!
Por tudo isso, a marchinha vencedora do concurso carnavalesco mais politizado do Brasil mereceu o prêmio. Estava atualíssima!
OUÇA ABAIXO:
Antes de encerrar o post, vale ouvir também as outras marchinhas que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente:
Bloco do Torresmo – Fábio “Floc” Mação e Haroldo Ribeiro Gomes
https://youtu.be/9fm1dbJ-AU0
A Dancinha da Tornozeleira – Marcos Frederico e Belisário Nogues
https://youtu.be/QZDknDoDOOw
Leia também:
- As marchinhas politizadas do Carnaval de BH
- As marchinhas politizadas do Carnnaval do Rio
- As melhores fantasias do Carnaval de BH
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro
Sabe como eles resolveram o problema das reclamações de atraso nas viagens? Antes existia uma quadro de horários que mostrava quando o metrô (que tecnicamente é um trem urbano) chegaria na estação. Para “acabar” com os constantes atrasos eles retiraram esse quadro e apenas informam o intervalo entre as viagens. Apenas se você ficar na plataforma mais de 7 minutos é que vai saber que o trem esta atrasado. Pegar o metrô é quase um jogo de azar rs. Mas com essa questão de falta de verba a certeza que tenho é de dar adeus a passagem de R$ 1,80, que esta assim a muito tempo.
CurtirCurtir
Ah sim, com certeza a passagem vai explodir! E vc tocou num ponto bom: nosso metrô nem metrô é.
CurtirCurtir