Ir para conteúdo

Você está preparado para assumir o compromisso de respeitar os pedestres?

adesivopedestreHá exatos dez dias, procurei de novo o colega Acir Galvão para ver se ele topava fazer uma segunda parceria em uma ideia que estava flutuando na minha cabeça havia pelo menos um mês.

Eu queria fazer um adesivo para carro que fosse tão legal e bonito que pudesse ganhar adesão de vários motoristas, como ganhou aquele adesivo da “Família Feliz“. A diferença é que, ao contrário da “Família Feliz”, este adesivo traria uma mensagem importante de trânsito: o respeito pelos pedestres.

Ao pregar aquele adesivo no carro, o motorista estaria assumindo um compromisso público de respeitar — em última instância, todo mundo, já que todos são pedestres algum dia –, de parar na faixa de pedestre, esperar o fim da travessia, dar prioridade, ser gentil etc.

O Acir topou e já começou a executar a ideia. O plano original era colocar quatro personagens bem brasileiros, como o Menino Maluquinho, o Cebolinha e a Emília, já adultos, caminhando numa faixa de pedestres com a mesma postura dos Beatles na Abbey Road. Para não termos problemas com direitos autorais, optamos por personagens folclóricos: Boto Cor-de-Rosa, Iara, Curupira e Saci. E o resultado, vocês podem ver acima, ficou muito bacana 🙂

Só depois é que fui lembrar que estamos em plena Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) e que domingão, 22 de setembro, seria o Dia Mundial Sem Carro. Foi aí que propusemos ao nosso jornal “O Tempo” uma parceria também — e, de novo, nossa ideia foi abraçada por eles.

Neste domingo, o jornal montou uma página especial só para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, com várias reportagens bacanas sobre o assunto, e, num cantinho, lá está nosso projeto para quem quiser baixar, em alta resolução. Pode virar papel de parede do computador, foto de perfil nas redes sociais ou pode mesmo virar um adesivo (se sua impressora não imprime adesivos, há sites que fazem isso, como ESTE, que encontrei em 5 minutos fuçando na internet). O importante é a gente levar adiante esta campanha, que deve ser prioridade na nossa pauta não só no dia 22 de setembro, mas todos os dias. Que motoristas se conscientizem de que um carro é uma arma e de que todos, literalmente, são pedestres em algum momento, vulneráveis a esta arma. É o primeiro passo, simples, para uma mudança de postura que já existe em vários países do mundo e em cidades brasileiras como Brasília e Curitiba.

Leia também:

 

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

5 comentários em “Você está preparado para assumir o compromisso de respeitar os pedestres? Deixe um comentário

  1. Reblogged this on Blog do Prof. Jean Magno and commented:
    Hoje vou abrir espaço no blog para tratar de um assunto que não é do mundo do esporte. Desde o ultimo dia 18 até o dia 25, o Brasil tem vivido a Semana Nacional do Trânsito. Quem esta um pouco mais atento à programação de televisão e radio percebeu um aumento na freqüência de comerciais tendo como temática principal o trânsito. Pois bem, vou reproduzir aqui um texto muito bacana escrito por Cristina Moreno Castro em seu blog (blog da kikacastro), que convida todos nós para uma campanha simples, mas que pode mudar radicalmente a realidade maluca do trânsito em qualquer cidade do país. Eu Respeito os Pedestres! Vamos compartilhar esta ideia, abraços.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: