Ir para conteúdo

Resgatando uma campanha pelo respeito aos pedestres no trânsito

faixa-pedestres-rua-unsplash
Bora respeitar os pedestres, gente! Foto: Unsplash

Em outubro de 2013, compartilhei aqui no blog uma campanha que eu tinha feito, com valioso apoio do ilustrador-artista Acir Galvão, de respeito aos pedestres no trânsito.

Não só criamos uma arte, para quem quisesse imprimir e adotar em toda parte, como decidi bancar eu mesma a produção de adesivos, que distribuí para algumas pessoas que se interessaram pela ideia.

Uma pena que estas pessoas não tenham sido tantas assim e, aos poucos, aqueles adesivos foram parar em uma caixa no meu armário.

Eis que, no final do ano passado, surgiu a Marina, leitora de São Carlos (SP), me procurando porque tinha visto o post e queria muito um adesivo. Fiquei tão feliz que ela tivesse ressuscitado um projeto tão bacana e, literalmente, engavetado, que enviei alguns para ela, sem qualquer custo. Só pedi que me enviasse uma foto do carro já adesivado, para que eu visse como ficou e pudesse incentivar outros leitores país afora.

E olha como ficou lindo, gente:

Foto: Arquivo pessoal. Clique na foto para ver em tamanho real
Foto: Arquivo pessoal. Clique na foto para ver em tamanho real

Mais legal ainda foi o jeito como ela descobriu aquele velho post de 2013. Vejam o que ela me contou em seu primeiro contato:

“Hoje estava conversando com meu padrasto sobre como na nossa cidade (São Carlos-SP) a ideia de parar na faixa de pedestres ainda está começando a “pegar”. Muitas batidas acontecem pois o carro de trás não freia a tempo. Enfim, por isso pensamos em colocar um adesivo no nosso carro para avisar que nós vamos parar para os pedestres, e foi assim que eu fui parar na sua página.”

Lembro quando São Paulo (capital) começou a fazer uma campanha fortíssima de parar na faixa de pedestres, em 2011. Acompanhei aquela cobertura pela “Folha de S.Paulo” (AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI) bem de perto e uma coisa que percebi é que, mais do que a letra da lei, ou o desgosto da multa, o que vale para uma ideia como esta pegar é mesmo a cultura da cidade. Afinal, o código de trânsito já é bem claro sobre a obrigação de o motorista parar para o pedestre atravessar. Mas não foi fácil fazer essa norma ser cumprida em cidades como Maceió, Brasília e outras.

Quando deixei São Paulo, no fim de 2012, a regra ainda estava longe de ter “pegado”. Aqui em Beagá, tampouco. Poucos são os motoristas que param o carro para os pedestres atravessarem com calma. Mesmo em cidades pequenas, como Arraial D’Ajuda (distrito de Porto Seguro, na Bahia), os motoristas dirigem enlouquecidamente, esquecendo-se de que eles também são pedestres em algumas horas da semana.

Ou seja, Marina, seu padastro, e todos nós, interessados em um trânsito com mais bom senso, temos um árduo trabalho pela frente. Mas acredito que pequenas campanhas, como esta que eu e o Acir fizemos, conseguem atingir a parte mais importante de algumas pessoas: o coração. E é só assim que, devagarinho, vamos mudando a cultura de uma cidade inteira.

Sigo de pé com minha proposta de 2013:

Se você quiser um ou mais adesivos para colocar em seu carro, entre em contato comigo e eu vou fazer de tudo para te enviar.

E se você for dono de uma gráfica ou for um empresário e estiver a fim de colaborar com a campanha, me procure também! A imagem já foi cedida por mim e pelo Acir, está livre para ser usada por quem quiser — e o Boto, a Iara, o Saci e o Curupira não vêem a hora de ir parar em todos os carros do país, e levar essa mensagem tão importante a todos os motoristas e pedestres 😉

 


Leia também:

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: