O dia em que virei colunista (e a edição tristemente histórica de uma revista)

Capa da "Gloss" de agosto, a última edição da revista.

Capa da “Gloss” de agosto, a última edição da revista.

Tudo começou aqui neste blog, que já passou de 850 posts em seus mais de dois anos e meio de vida. Quando surgiram os protestos pelo país, em junho, comecei a escrever sobre eles. Trouxe para cá fotos, vídeos, charges, noticiário e muita análise (ou divagação) a respeito do que se passava em nosso país, e que eu, como todos, tentava entender por meio das redes sociais, de mídias alternativas como o Ninja, da imprensa tradicional ou mesmo dentro das passeatas. Ao todo, essas reflexões renderam 18 posts (links no pé). Depois, se desdobraram em um debate de outros seis posts sobre o programa Mais Médicos, que só surgiu por causa das manifestações (e foi enterrado de vez com o recuo do governo federal ontem, após os protestos específicos dos médicos).

No meio disso tudo, recebi um convite da Sílvia Amélia de Araújo, mineira de Patos, minha veterana na UFMG (onde já deu aulas) e editora de Comportamento da revista “Gloss”, para escrever sobre as manifestações em minha primeira coluna “extrablog”, na publicação da editora Abril.

A revista, edição de agosto, já está nas bancas (infelizmente não nas do meu bairro, então ainda estou na maior expectativa). Acho que não posso reproduzir o texto aqui, mas fica o convite para que vocês leiam na revista e depois me digam o que acharam! 😉

***

Enquanto escrevia este post, fiquei sabendo que esta é a última edição da “Gloss” (revista com 501 mil seguidores em sua página oficial do Facebook), que será descontinuada, juntamente com outras publicações do Grupo Abril, como a “Bravo” e o próprio site Abril.com. Os rumores de que isso ia acontecer circulam no meio jornalístico há algum tempo, como postei aqui em junho. Fico triste demais a cada vez que vejo uma publicação sendo cancelada: é um naco de informação consolidada, com equipe jornalística profissional, sendo tomado do público. A esperança é que novas boas publicações surjam no lugar e esse nosso campo, que é tão importante para a democracia (e também para o entretenimento), sempre se renove.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s