Um discurso gaguejante aos meus neurônios

Para ver no cinema: O DISCURSO DO REI (The King’s Speech)

Nota 7

Rush: um dos melhores atores que tem por aí

Acabei de assistir, finalmente, ao Discurso do Rei.

Colin Firth está sim, excelente, e mereceu a estatueta que levou. Mas, para mim, o filme é o sempre ótimo Geoffrey Rush.

Ficamos sempre à espera da próxima provocação daquele “terapeuta de voz”, que é também é responsável pelos bons momentos de humor do filme. Seu personagem é audacioso e não tem medo de esbofetear um príncipe com as palavras ou atitudes, da forma que poucos conseguem fazer (e, geralmente, quem faz e consegue colocar o ser superior em seu devido lugar de ser humano ganha minha simpatia instantânea).

O problema do filme é sua previsibilidade, até por ser baseado em fatos reais, o que fez com que muitos críticos já contassem quase tudo (como se não fosse possível manter nossa ignorância sobre detalhes históricos da família real britânica do começo do século passado!). Com isso, saí da sala com um misto de alívio, satisfação, mas, ao mesmo tempo, o incômodo de não ter sido incomodada em nenhum momento do filme, de ele não ter atiçado mais do que dois dos meus neurônios ao longo de duas horas.

Então, cá pra nós: a estatueta de melhor filme, que eu tinha previsto, diz muito do que quer a Academia. Mas pouco do que querem meus neurônios (que nem são tantos assim). Cisne Negro, por exemplo, me marcará muito mais. O Discurso do Rei só vai marcar realmente pela atuação dos dois protagonistas e pelo conforto dos rumos do roteiro, que dão aquele acalento final. Até Helena Bonham Carter foi muito melhor como Rainha Vermelha do que como Rainha Elizabeth.

Anúncios

4 comentários sobre “Um discurso gaguejante aos meus neurônios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s