Ir para conteúdo

Somos Todos Aroeira: uma campanha contra o nazismo, que insiste em brotar no Brasil

A charge de Aroeira, que deu início a tudo.

 

Felizmente, o Brasil não está aceitando calado qualquer coisa que este governo esdrúxulo faz ou diz, não.

O ministro da Justiça, André Luiz Mendonça, pediu abertura de inquérito para investigar uma charge feita pelo excelente cartunista Renato Aroeira, cujos trabalhos sempre compartilho aqui no blog.

Isso tem nome, gente: é CENSURA. Pode chamar também de tentativa de intimidação.

Mas a resposta veio com força: além do repúdio de todo mundo que se importa com a liberdade de imprensa no país (ex.: a Associação Brasileira de Imprensa), dezenas de chargistas do país inteiro resolveram lutar de uma forma criativa e inteligente: recriando a charge do Aroeira e publicando ela em todas as redes sociais, com a hashtag #SomosTodosAroeira. Quer censurar? TOMA!

Você também pode se interessar:

Já surgiram dezenas de charges por aí. Reproduzo algumas delas, para trazer um pouco de alento nesta semana tão difícil. Tem alguns nomes que admiro muito aí no meio, como o Duke, o Latuff, o Miguel Paiva, Quinho, Benett e muitos outros. São de arrepiar!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Além disso, o escritor Afonso Borges (criador do Sempre um Papo) fez um abaixo-assinado que, até o momento em que escrevo este post, já tinha mais de 40 mil assinaturas (incluindo a minha).

Reproduzo o texto de Afonso Borges abaixo:

“Nós, artistas, escritores,  jornalistas, cientistas e professores, que não podemos viver e trabalhar sem democracia e liberdade, repudiamos frontalmente a declaração do Sr. Ministro da Justiça, André Luiz Mendonça, que ameaçou instaurar inquérito contra o grande artista gráfico Renato Aroeira.

O ministro viu ameaças à “segurança nacional” (sic) numa charge em que Aroeira ironiza as falas do Presidente da República incitando seus seguidores a invadirem e filmarem hospitais. Ao dizer que um desenho de humor leva perigo à integridade do Estado, o ministro expressa um delírio fanático e alimenta as fantasias totalitárias dos criminosos que promovem ataques crescentes contra a democracia no Brasil.

Não aceitamos mais delírios obscurantistas. Não aceitamos intimidações.  Abaixo o autoritarismo.

E amparados no Artigo Quinto da Constituição Brasileira, dizemos “não” à censura, em solidariedade ao artista Renato Aroeira e ao jornalista Ricardo Noblat, que postou a charge em seu “Blog do Noblat”.”

Ah, e quem pensava que o Aroeira iria se intimidar com esta ameaça, pode tirar o cavalinho da chuva! O cara não para de produzir e está mais inspirado que nunca! Veja algumas novas charges abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Obrigada, Aroeira. Obrigada, Afonso Borges. Obrigada aos chargistas desta campanha #somostodosaroeira. Vocês me representam. O fascista que está no poder, não.

A propósito, se você votou no Bolsonaro e ficou arrependido depois, aí vai uma surpresinha, também da lavra do Aroeira:

Leia também:

 

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

2 comentários em “Somos Todos Aroeira: uma campanha contra o nazismo, que insiste em brotar no Brasil Deixe um comentário

  1. Cris, ao enviar-lhe o texto do Afonso Borges, depois de assinar o que ele pede para fazer em apoio ao Aroeira, nem me dei ao trabalho de sugerir um post, pois sabia que você escreveria logo ao tomar conhecimento desse movimento. E o fez muito bem. Mais do que nunca, não é possível calar.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: