Por qual 2017 você torce? Veja meus votos para o ano novo!
2016 está acabando e, como de costume, estamos naquelas de “ufa, demorou!”, “que ano péssimo!”, “já vai tarde”, “acaba logoooo” etc. Notem que não estou desprezando as mil e uma tragédias que aconteceram neste ano — de um golpe político no Brasil, com retirada do poder de uma presidente que não cometeu qualquer crime, a atentados terroristas, guerra na Síria, pacotaços tenebrosos do governo Temer e tristezas sem fim como a queda do avião com o time inteiro da Chapecoense. Mas vale a pena lembrar que, em 2015, tivemos a maior tragédia ambiental do país e estávamos, também, nesse clima da charge do Duke:
Será que no apagar das luzes de 2017 também estaremos nessa agonia?
Por mais otimista que eu seja, tendo a achar que sim. Porque estou presenciando o Brasil dando passos galopantes para trás, em retrocessos sem fim.
O noticiário em geral está tão angustiante que cheguei a escrever, outro dia, que só os alienados são felizes. Frase no mínimo curiosa vinda de uma jornalista — que é apaixonada por jornalismo.
Um amigo, o Kenji, respondeu: “Felicidade é uma construção pessoal”.
Danei a pensar. Realmente, por mais terrível que esteja o país, a política, a economia, por mais tragédias, acidentes e guerras escabrosas em todo o mundo, ainda é possível sermos felizes no dia a dia, com a gente mesmo, em nosso pequeno círculo de amores e amigos, na vizinhança, no trabalho, no bairro, no trajeto para os lugares que frequentamos. Ser feliz é um esforço e uma construção que, embora esteja relacionado ao todo, não depende exclusivamente dele.
Com tudo isso em mente, comecei a fazer alguns votos para um 2017 melhor. Alguns desses votos são mais ambiciosos, mas outros são prosaicos, dependem mesmo da atitude de cada um de nós. Sempre que me lembro de um novo voto, acrescento lá no Twitter, com a hashtag #votosdakika.
Veja alguns desejos que tenho para 2017:
E você, já pensou o que deseja para 2017? Não só em suas resoluções pessoais, mas atitudes que você gostaria que fossem adotadas por mais pessoas, guinadas na sociedade, mudanças de alto calibre? Conte aí nos comentários quais são seus votos para o ano novo! 😉
Leia também:
- 2015: um ano para ficar na memória
- Retrospectiva do ano em charges
- Feliz ano novo, povo!
- Mensagem de 0h01 de 2012
- Minha mensagem de fim de ano — um balanço de garranchos
- Resolução para 2013: a vida não é só trabalho
- Que feche a porta de 2013, o ano de muitas histórias
- Mais um ano que acaba — e haja notícias!
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro
Curti a página e achei muito interessante o trabalho apresentado no site. Desejo a você muito sucesso no empreendimento, Kika!
CurtirCurtir
Obrigadíssima, Regina! Tomara que eu tenha boas notícias para compartilhar em breve! 😀
CurtirCurtir