Ir para conteúdo

Feliz ano novo, povo!

Fotos: CMC

Como não é todo dia que a inspiração chega pra gente, vou reproduzir um email que enviei, na virada de 2008 para 2009, aos meus parentes e amigos que são vitimados semanalmente por minhas mensagens desde que me mudei pra Terra Cinza, em março de 2008.

Que ajude a inspirar vocês nesta virada de 2010 para 2011. Lembrando que 2008 foi um dos melhores anos da minha vida, mas 2009 foi melhor e 2010 foi muito melhor que 2009. Então não tenho meias-ambições para 2011, não. Este que virá será certamente um ano histórico! 😀

Mas aí está a mensagem reprisada:

que todos tenham uma virada animada
com pessoas queridas
com comes e bebes
com roupa nova
com fogos de artifício raiando no céu, bem lindos
com mensagens de celular, ou telefonemas, de quem importa
com simpatias que jamais darão certo
com pensamentos bons das coisas boas do ano que passou
(porque todo mundo sabe que o que é ruim logo é esquecido)
com pensamentos positivos sobre o que virá pela frente.
porque isso não é só um recorte no tempo, um calendário ocidental, um giro da terra no sol.
é o renovar de planos, projetos, sonhos e desejos
que são o que fazem nossas vidas se moverem
(além das surpresas, das aventuras e de tudo o que mine o tédio e a previsibilidade da rotina)
também é o renovar de contratos, de mandatos, de impostos, de períodos da faculdade, de vagas novas na folha (!), de tudo o que rege nossa vida social, econômica e política.
são novos prefeitos, novos roubos, novos crimes, novos rombos, novos déficits, mas também novas oportunidades, amigos, amores e pequenas realizações.
sempre acreditei em pequenas revoluções. aquelas que faziam o superintendente do bb tremer com correios atrevidos ou o professor autoritário da faculdade perder a banca depois de uma carta aberta.
mas também aquelas mudanças de emprego-profissão-cidade-estado-casa em um dia. [mesmo que mantendo as raízes bem fincadas].
são as revoluções que nos movem, assim como os planos, projetos, sonhos, desejos, surpresas e aventuras (e tudo o que mina o tédio e a previsibilidade da rotina).
a virada – ah, a virada…! – do ano é uma revolução completa da terra em seu percurso universal.
é o tempo fatiado depois de 365 (ou 366, como neste ano) revoluções da terra, formadas de 24 revoluções do relógio (ou duas, porque são 12 pedaços de bolo) e assim por diante.
é essa coisa infinita, eterna, sublime, que as religiões preferem perfumar em rituais e dogmas e transformar em deus.
porque, é claro, se ninguém ainda percebeu, deus é o tempo. ou o tempo é deus.
e a virada do ano, o réveillon, nada mais é que um culto – universal, porque mesmo nos países orientais o dia 1º é feriado – a esse deus mágico e impressionante.
por isso tantas pessoas pegam horas e horas de trânsito para chegarem à praia, outras bebem litros e litros de espumante para chegarem à lua, todos querem a felicidade plena e máxima naquele segundo fatídico depois da contagem regressiva.

mas isso é bobagem. o tempo (ou deus, se preferirem agora) só faz sentido se vivido em sua plenitude, se todas as pequenas fatiazinhas forem percebidas com emoção, não apenas a fatia das 24h pra 0h do dia 31 pro dia 1º de cada ano, mas do primeiro minuto de nascimento ao último antes da morte.
daí porque também podemos dizer que deus é a vida de cada um, do jeito que escolher vivê-la melhor. sem direito a arrependimentos, porque sem voltas. porque o tempo só anda pra frente, caso não tenham notado.
desejo, portanto, que apenas aproveitem suas viradas com o melhor de suas vidas, mesmo que em pensamento, mesmo que trancados num quarto, apenas sonhando com quem ou o que lhes fazem bem.
que seu 2009 [traduzam para 2011] e todos os anos que se seguem sejam fartos de tempo e de vida.
porque amo todos vocês (uns mais, outros menos, mas todos).
beijos,
cris
p.s. parece que escrevi isso bêbada, de tão viajado, mas tou sã igual um coco. é que ficar sozinha na redação sem nada acontecendo no mundo faz a gente ter idéias. e idéias são sempre bem-vindas, né.

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

2 comentários em “Feliz ano novo, povo! Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: