Um bom debate

debate1510

Já que meti o pau nos debates dia desses, queria registrar aqui que o debate de ontem, da Band, foi muito bom. Claro que Dilma e Aécio ainda bateram em suas teclas favoritas, mas eles fugiram de um script previsível em vários momentos. Houve até perguntas sobre temas pouco esperados, como quando Dilma perguntou a Aécio sobre violência contra a mulher. (Me pareceu que ele ia ficando vermelho à medida que ela perguntava, talvez temendo que ela trouxesse à tona a conhecida história, divulgada pelo jornalista Juca Kfouri e sempre desmentida por ele, de agressão à sua atual mulher).

Mas achei que os dois candidatos falaram bem melhor do que em debates passados. E dou os parabéns à Band por ter feito um debate tão mais livre, sem aquela bobagem de o mediador escolher temas para as perguntas (os candidatos sempre dão um jeito de voltar aos temas que querem abordar, de qualquer jeito), sem aquela besteira de jornalista fazendo pergunta, sem aquele ringue colocando um bem colado ao outro. No fim das contas, ficou muito visível, ao menos para mim, as diferenças de propostas e de pensamento dos dois candidatos (abismais). E achei especialmente bom que praticamente nenhuma pergunta ficou sem resposta.

Houve, sim, respostas com mentiras e omissões. Dois casos de perguntas não respondidas: quando Dilma acusa Aécio de ter empregado em seu governo uma irmã, um tio, três primas e três primos, o que configura nepotismo, e ele desconversou. E quando ela falou do aumento do número de homicídios em Minas em 52% e ele respondeu falando em crimes violentos ou restringindo aos homicídios em BH. Mas acho que essa maior liberdade proporcionada pela Band fez com que os candidatos pudessem voltar depois para responder acusações, deixando pouca coisa no ar. E alguns esqueletos que estavam sendo mantidos no armário estão começando, finalmente, a dar as caras, para conhecimento de todos os brasileiros, mineiros ou não.

Os dois candidatos, se não me engano, falaram uma coisa que achei excepcional, uma sugestão aos eleitores: que nós, eleitores, entrássemos na internet e fizéssemos buscas em sites confiáveis (como o site do STF, do TCE, do MPF, sites de notícias etc) para constatar se o que os candidatos disseram foi mentira ou verdade. Já está ficando comum as pessoas assistirem tevê enquanto navegam na internet, para comentar no Twitter etc. Então, por que não aproveitam para usar a internet como tira-teima do que é dito ali? Foi mesmo um bom conselho.

Que venham mais debates como este!

Leia também:

Anúncios

Um comentário sobre “Um bom debate

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s