As 34 coisas que já fiz e as 17 que ainda não fiz

Vi ontem uma espécie de baralho, com 51 cartas, com coisas que deveríamos, segundo as cartas, fazer pelo menos uma vez na vida.

Sabe aqueles livros “1.001 lugares para conhecer antes de morrer”, etc? Pois é, mas numa versão mais enxuta de cartas de baralho.

O que achei legal nem foram as sugestões (algumas ridículas), mas a possibilidade de lembrar de pequenas aventuras que já fiz na vida. Dividi as cartas em dois grupos: um, mais gordinho, com 34 cartas, fala de coisas que eu já fiz, pelo menos uma vez na vida — e não necessariamente foram voluntárias ou satisfatórias. O outro, com as 17 restantes, fala de outras que ainda não pude fazer — e não necessariamente mais difíceis ou desejadas.

Vista no topo do Pico do Pião, em Ibitipoca.

Vista no topo do Pico do Pião, em Ibitipoca. Foto: CMC

Vejam abaixo todas as memórias que foram surgindo do que já fiz:

  1. Ir ao circo (demorei anos para ir, e sempre lamentava por nunca ter sido levada a um circo quando ainda era criança. Mas fui uma vez, com minha irmã, naquele do ator Global que esqueço agora como chama).
  2. Fazer um seguro (fiz aqueles coletivos da empresa. Também já arrisquei fazer uma previdência privada, na época que valia a pena, mas, depois de uns cinco anos investindo um pouquinho do meu salário todo mês, conferi o saldo e vi que tinha menos da metade do que eu tinha aplicado naquele período. Se eu tivesse guardado o dinheiro no colchão e tacado fogo, era capaz de ter sobrado mais. Então fechei o plano).
  3. Fazer uma galinhada e convidar os amigos (já fiz muitas fornadas de pães de queijo para convidar os amigos para casa. Agora estou na fase de fazer uma frangoada e convidar a família).
  4. Fazer uma carta de amor (xi, já fiz várias. Cartaz, emails, poemas e torpedos. Já recebi várias também. E, claro, já levei muitos foras também ;)).
  5. Dormir sob estrelas (na verdade, acho que nunca dormi. Mas deitar sob um céu estrelado e ficar, bem acordada, observando, é bom demais!).
  6. Visitar uma de sete maravilhas listadas (no caso, apenas o Rio de Janeiro, dentre as sugestões que dão, que incluem o vulcão Paricutín, no México, e a barreira de corais na Austrália).
  7. Pegar uma fotografia autografada do ídolo (esta eu adapto para os livros e CDs autografados, que são muito mais legais).
  8. Ver alguma coisa crescer e se desenvolver (além de sobrinhas e priminhas, eu tenho minha horta, que ainda será tema de post aqui no blog. O manjericão cresceu rapidinho e já foi parar na salada de tomates).
  9. Falar em público (já tive que dar algumas palestras. Sempre começo tímida, mas termino feliz. Deve ser por isso que quero tanto dar aulas :)).
  10. Se apaixonar (claro que já, né! Que nunca? Eu, no mínimo umas 30 vezes. E hoje vivo dia e noite apaixonada pelo meu amor).
  11. Comprar um bilhete de loteria (várias vezes, quando passo na frente de uma lotérica e não tem ninguém na fila).
  12. Aumentar a família (eles sugerem um cachorrinho, e eu já tive a Kikinha ;)).
  13. Vestir para arrasar (falam de colocar uma roupa toda diferente do normal, para ocasiões aleatórias. E eu faço isso direto rs).
  14. Um dia todo na cama (também já passei algumas vezes, embora geralmente estivesse doente ou deprê. Quando estou realmente bem, prefiro fazer mil coisas, mesmo que naquele dia de chuva preguicento).
  15. Enviar flores (na verdade, prefiro comprar vasinhos e entregar eu mesma. Minha mãe sempre foi minha vítima favorita ;)).
  16. Relaxar e curtir a vida (ôxe, sempre que posso! Vale até aproveitar o sol que entra na fresta da janela, estender uma canga no chão do quarto, pôr um biquíni e aproveitar umas boas horinhas…).
  17. Comprar poltronas na primeira fila (para algum show ou espetáculo que queremos muito ver. Já fiz isso muito).
  18. Escalar uma montanha (já subi alguns morros, como aquele pico maravilhoso em Ibitipoca. Nenhum Everest da vida).
  19. Fazer um pedido, jogando moeda na fonte (já contribuí muito para o enriquecimento dos poços de cidades pequenas).
  20. Passar uma noite inteira acordada, até o sol nascer (já fiz isso mil vezes, mas geralmente era por força de uma insônia terrível).
  21. Passear de moto (só uma vez, e quando eu era bem pequena, na garupa e uma amiga da minha mãe).
  22. Escrever um livro infantil (já escrevi vários, quando eu mesma era criança. Tinha capa ilustrada por mim, grampinhos fazendo o formato de livro, “diagramação” e tudo o mais).
  23. Visitar o cerrado (Serra do Cipó, meu amor!).
  24. Dançar e cantar na chuva (eu fazia isso com mais frequência quando era mais nova, mas ainda arrisco de vez em quando).
  25. Nadar no mar (sim, e bem depois das bandeirinhas vermelhas!).
  26. Perdoar seus pais (falam pra montar uma lista e ir “perdoando”, item a item. Já fiz isso um monte de vezes, mas também tem as listas com meus próprios problemas a serem perdoados ;)).
  27. Empinar uma pipa (quando eu era criança, e nunca mais =/).
  28. Jogar futebol (na escola eu jogava nas aulas de educação física. Na faculdade, até arriscamos montar um time feminino da sala).
  29. Fazer uma viagem espontânea (sim, mas só pra lugares próximos, como a Serra do Cipó).
  30. Uma semana sem ligar praquela dorzinha (tive que ficar vários meses ignorando o dorzão que sentia no ombro direito, enquanto o técnico falava que atleta tem que “ignorar a dor, porque é normal”. Então sim).
  31. Participar de uma boa causa (algumas).
  32. Fazer uma massagem (menos do que eu gostaria, mas já fiz algumas vezes).
  33. Ler um livro em uma só noite (já fiz algumas vezes, durante as insônias. Dois que lembro de cabeça que comecei a terminei numa mesma noite: “Notas do Subterrâneo”, de Dostoievski, e “A Soleira e o Século”, de Iacyr Anderson Freitas. Pela manhã, até descobri o email do poeta e enviei a ele, dizendo o quanto havia gostado do livro!).
  34. Fazer sua própria lista (sou a pessoa que mais faz listas do universo. Um dos meus prazeres é ir riscando item por item, quando já cumprido. E ver aquele papel todo percorrido, ao final de uma jornada. Bom demais! Aqui no blog, já fiz pelo menos duas: AQUI e AQUI).
Nunca pesquei...

Nunca pesquei…

E o que ainda não consegui ou não quis fazer:

  1. Nadar nua.
  2. Inventar algo incrível.
  3. Convidar um completo estranho pra sair.
  4. Fazer um voo de balão, um safári, e outras coisas do gênero (mas como quero!).
  5. Ganhar um Oscar (ou fazer o discurso que eu falaria se ganhasse).
  6. Provar o gosto da neve (ainda não tive a oportunidade de conhecer a dita-cuja).
  7. Fazer uma mudança radical no visual (no máximo, já cortei meu cabelo da cintura até perto da orelha, umas três vezes. Também já tive que fazer um permanente pra enrolar meu cabelo, quando criança. Mas nem pintar o cabelo eu nunca pintei; nada é “radical”, eu acho).
  8. Fazer uma tatuagem.
  9. Ler só a primeira e última página de um livro (achei uma bobagem sem tamanho. Pra quê? Por que não ler o livro todo?!).
  10. Ordenhar uma vaca.
  11. Alimentar um cavalo.
  12. Gastar um monte de dinheiro e, tipo, comprar um zoológico ou uma ilha (hahahah, essa foi boa!).
  13. Escrever o grande romance brasileiro (quem sabe um dia eu consiga? É meu maior sonho).
  14. Aprender mandarim.
  15. Trocar uma fralda.
  16. Pescar (o fato de eu não gostar de comer peixe tira um pouco a graça).
  17. Fazer a barba à moda antiga (bem, esta não vai dar :D).

E vocês? O que já fizeram? Como foi a experiência? O que ainda sonham em fazer? 😀

Anúncios

6 comentários sobre “As 34 coisas que já fiz e as 17 que ainda não fiz

  1. Dos itens que você fez, só não fiz (de alguma maneira) o item 23. Em compensação, da lista do que você não fez, já fiz os itens 1, 2, 3 (a não ser que seja no sentido de um encontro amoroso; aí não), 6, 7 (quando rapei o cabelo, ao entrar na faculdade), 9 (já fiz muito isso em livrarias), 10, 13 (gosto MESMO do meu livro! hahahahahahaha), 15, 16 e 17 (na mão e em barbeiro).

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s