Você conhece este artista cearense?
Em abril do ano passado, fui passar o feriado em Fortaleza, na casa de uma amiga de infância. Um dia, fomos passear na praia do Cumbuco, famosa pelo kitesurf em suas lindas lagoas e pelo passeio nas dunas. Lá, um vendedor ambulante nos ofereceu umas pinturas, que ele disse que eram feitas por artistas de uma cooperativa local. Batemos o olho em uma delas e nos apaixonamos imediatamente. Retratava um caboclo relaxando na coisa que mais amo na vida — a rede –, tão típica do Ceará, tomando uma água de coco e com pés enormes enraizados no chão, ao lado da segunda coisa que adoro — um chinelo de dedo. Pra melhorar, o quadro tem cores vibrantes, com destaque para minha cor favorita — o vermelho. E, apesar delas, transmite uma sensação de sossego, de calmaria, de relaxamento muito agradável.
Levamos na hora.
Desde então, toda vez que olho o quadro na parede da minha sala, fico muito feliz. Ele me faz lembrar do lindo Ceará, me faz pensar em ir tirar um cochilo na rede, me dá uma preguiiiiça boa…! Só me deixa pesarosa porque vejo a assinatura do artista e não consigo decifrá-la de jeito nenhum. Fico triste por não conhecer o autor do meu quadro favorito. Busco na memória o momento em que o vendedor disse seu nome e não me vem.
Procurei na internet por cooperativas de artistas cearenses, por pintores de Cumbuco, por quadros com pezões — tudo em vão. Nenhum nome parecia, nem remotamente, com o da assinatura.
Por isso pensei: quem sabe, se eu fizer um apelo no blog, ele não chega até o artista em questão? Eu teria o maior prazer em entrevistá-lo e ver outras de suas obras, para divulgá-las aqui no blog. Ele produz quantos quadros por dia, para serem vendidos na praia? Há quantos anos pinta? Quanto tempo levou para fazer esse meu querido quadro? Quantas pessoas trabalham nessa cooperativa? Quanto ele ganha pelo trabalho? Teria muito a perguntar!
Se você mora no Ceará ou tem amigos lá, por favor, espalhe este post entre eles! Vamos ver se chega ao destinatário algum dia ou se, pelo menos, alguém decifra a assinatura do quadro para mim. Eu ficaria eternamente grata 🙂
Atualização em 4/3/2016: o leitor Aldonso diz que o artista se chama Ricardo Carvalho! Obrigadíssima! 😉
Leia também:
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro
Também tenho um ‘enorme’ quadro em casa, descobri seu autor, mas ele já se foi!
CurtirCurtir
Também é cearense? Manda a foto 😉
CurtirCurtir
Ricardo Carvalho
CurtirCurtir
Obrigadíssima!!!! Vc tem contato do artista? 🙂
CurtirCurtir
Olá Kika, você conseguiu mais alguma informação sobre esse artista? Voltei de Cumbuco ontem e comprei exatamente a mesma obra que você comprou e me arrependi de não ter comprado outra… Se tiver mais alguma informação compartilha, por favor?!
CurtirCurtir
Não descobri nadica 😦 Ele é fera, né!
CurtirCurtir
O nome do cara é Lauro santos
fico feliz em ajudar
CurtirCurtir
Que legal, Lucas!!!!! Obrigada!!!!
CurtirCurtir