Você conhece este artista cearense?

Em abril do ano passado, fui passar o feriado em Fortaleza, na casa de uma amiga de infância. Um dia, fomos passear na praia do Cumbuco, famosa pelo kitesurf em suas lindas lagoas e pelo passeio nas dunas. Lá, um vendedor ambulante nos ofereceu umas pinturas, que ele disse que eram feitas por artistas de uma cooperativa local. Batemos o olho em uma delas e nos apaixonamos imediatamente. Retratava um caboclo relaxando na coisa que mais amo na vida — a rede –, tão típica do Ceará, tomando uma água de coco e com pés enormes enraizados no chão, ao lado da segunda coisa que adoro — um chinelo de dedo. Pra melhorar, o quadro tem cores vibrantes, com destaque para minha cor favorita — o vermelho. E, apesar delas, transmite uma sensação de sossego, de calmaria, de relaxamento muito agradável.

Levamos na hora.

IMG_20150228_131513

Desde então, toda vez que olho o quadro na parede da minha sala, fico muito feliz. Ele me faz lembrar do lindo Ceará, me faz pensar em ir tirar um cochilo na rede, me dá uma preguiiiiça boa…! Só me deixa pesarosa porque vejo a assinatura do artista e não consigo decifrá-la de jeito nenhum. Fico triste por não conhecer o autor do meu quadro favorito. Busco na memória o momento em que o vendedor disse seu nome e não me vem.

Procurei na internet por cooperativas de artistas cearenses, por pintores de Cumbuco, por quadros com pezões — tudo em vão. Nenhum nome parecia, nem remotamente, com o da assinatura.

IMG_20150228_131528

Por isso pensei: quem sabe, se eu fizer um apelo no blog, ele não chega até o artista em questão? Eu teria o maior prazer em entrevistá-lo e ver outras de suas obras, para divulgá-las aqui no blog. Ele produz quantos quadros por dia, para serem vendidos na praia? Há quantos anos pinta? Quanto tempo levou para fazer esse meu querido quadro? Quantas pessoas trabalham nessa cooperativa? Quanto ele ganha pelo trabalho? Teria muito a perguntar!

Se você mora no Ceará ou tem amigos lá, por favor, espalhe este post entre eles! Vamos ver se chega ao destinatário algum dia ou se, pelo menos, alguém decifra a assinatura do quadro para mim. Eu ficaria eternamente grata 🙂

Atualização em 4/3/2016: o leitor Aldonso diz que o artista se chama Ricardo Carvalho! Obrigadíssima! 😉

Leia também:

Anúncios

4 comentários sobre “Você conhece este artista cearense?

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s