Mistério da física

Não deixe de assistir: INTERESTELAR (Interstellar)
Nota 7

interestelar

Assim como em outros filmes de Christopher Nolan, assisti a Interestelar esperando muita mágica, digamos assim. Desta vez, não foi a memória ou os sonhos, como nos filmes “Amnésia” e “A Origem“: o tempo foi a matéria-prima deste roteiro. E o Tempo é, justamente, um dos temas que mais me atraem no universo.

O roteiro foi baseado em preceitos da física, embora, é claro, tenha havido um punhado de elasticidade para comportar as ideias de Nolan. E, apesar disso, e de toda a loucura que cabe naquela cabeça, achei que o filme pecou (e perdeu 3 pontos da minha nota) por ter acabado com um final previsível e ter tido alguns clichês em se tratando de um filme sobre o tempo. Outro problema é que o filme tem quase 3 horas de duração e elas não são exatamente indispensáveis. Há várias cenas lentas demais, com diálogos muito exaustivos.

Por outro lado, é uma história muito bem amarrada, com direito a algum suspense e algumas surpresinhas no final. Ao contrário de “Gravidade“, que concorreu ao Oscar no ano passado e também se passava no espaço sideral, “Interestelar” tem história mesmo, não só técnica. Não só paisagens sensacionais, que não estamos acostumados a ver todos os dias, mas também um enredo, um começo, um meio e um fim. Com atuações razoáveis (não brilhantes) dos ótimos e premiadíssimos atores Matthew McConaugheyAnne HathawayMichael CaineJessica ChastainMatt Damon. (Nenhum deles concorre ao Oscar.)

O filme foi indicado por cinco categorias bastante técnicas (como tinha acontecido com “Gravidade”): mixagem de som, edição de som, efeitos visuais, música e também direção de arte. Deve levar as três primeiras.

No fim das contas, embora seja um filmaço, é um Nolan bem menos legal do que o que eu estava acostumada a assistir, que consegue ser, ao mesmo tempo, mágico e previsível. Como isso é possível? Mistérios da física…

Veja o trailer:

Leia também:

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s