Depois da água em Marte
Não deixe de assistir: PERDIDO EM MARTE (The Martian)
Nota 8
Já confesso de cara: não gosto muito de filmes de astronautas no espaço. Tenho um pouco de preguiça. E, no entanto, é um filão sempre na moda, talvez até com mais força do que nunca, com três representantes em cerimônias do Oscar consecutivas: “Gravidade”, “Interestelar” e este “Perdido em Marte”. Será que a Nasa aumentou o caixa da publicidade?
Apesar de ter assistido ao filme com essa ponta de pré-conceito, achei The Martian muito legal, no fim das contas. Trata-se de um cientista que é “abandonado” em Marte, sem querer, por sua equipe. Isso acontece logo nos primeiros minutos de filme e o protagonista, vivido por Matt Damon, se vê com uma perspectiva bastante sombria: a próxima missão naquele planeta inóspito só voltaria em quatro anos e a base espacial que virou sua casa só tem provisões para alguns meses. Como sobreviver?
A premissa levaria o longa para aquele caminho dos filmes de sobrevivência, de náufragos e afins: com o ator principal racionando comida, emagrecendo 30 quilos, e toda aquela peleja, e as cenas exaustivas da paisagem extraterrestre, e um drama danado. Mas o diretor Ridley Scott (dos clássicos Alien e Blade Runner e de Gladiador e Hannibal) optou por um filme bem-humorado, otimista, com um personagem obstinado e carismático. A gente não fica em nenhum momento exasperado com a condição absurda em que o protagonista se encontra: assim como ele, sempre acreditamos que tudo tem solução, com uma ajudinha da ciência.
“Perdido em Marte” foi indicado a sete categorias do Oscar: melhor ator, melhor roteiro adaptado, mixagem de som, edição de som, efeitos visuais, design de produção e melhor filme do ano. Acho que leva os prêmios mais técnicos. Matt Damon não deve levar, porque neste ano o Oscar finalmente é de Leonardo DiCaprio, como já escrevi aqui.
Por fim, embora seja um filme de entretenimento, é também cheio de referências científicas exatas, que devem atrair todo mundo que curte uma boa ficção científica. Na mesma semana em que o filme foi lançado, a Nasa anunciou ter encontrado água em Marte. Em quanto tempo será que a agência vai anunciar ser possível uma viagem ao planeta vermelho? Enquanto isso não acontece, podemos viver essas aventuras nas naves hollywoodianas…
Veja o trailer do filme:
Leia também:
- Outros filmes do Oscar 2016
- Veja os trailers e as resenhas dos 15 filmes mais importantes do Oscar 2015
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro