Depois da água em Marte

Não deixe de assistir: PERDIDO EM MARTE (The Martian)
Nota 8

marte

Já confesso de cara: não gosto muito de filmes de astronautas no espaço. Tenho um pouco de preguiça. E, no entanto, é um filão sempre na moda, talvez até com mais força do que nunca, com três representantes em cerimônias do Oscar consecutivas: “Gravidade”, “Interestelar” e este “Perdido em Marte”. Será que a Nasa aumentou o caixa da publicidade?

Apesar de ter assistido ao filme com essa ponta de pré-conceito, achei The Martian muito legal, no fim das contas. Trata-se de um cientista que é “abandonado” em Marte, sem querer, por sua equipe. Isso acontece logo nos primeiros minutos de filme e o protagonista, vivido por Matt Damon, se vê com uma perspectiva bastante sombria: a próxima missão naquele planeta inóspito só voltaria em quatro anos e a base espacial que virou sua casa só tem provisões para alguns meses. Como sobreviver?

A premissa levaria o longa para aquele caminho dos filmes de sobrevivência, de náufragos e afins: com o ator principal racionando comida, emagrecendo 30 quilos, e toda aquela peleja, e as cenas exaustivas da paisagem extraterrestre, e um drama danado. Mas o diretor Ridley Scott (dos clássicos Alien e Blade Runner e de Gladiador e Hannibal) optou por um filme bem-humorado, otimista, com um personagem obstinado e carismático. A gente não fica em nenhum momento exasperado com a condição absurda em que o protagonista se encontra: assim como ele, sempre acreditamos que tudo tem solução, com uma ajudinha da ciência.

“Perdido em Marte” foi indicado a sete categorias do Oscar: melhor ator, melhor roteiro adaptado, mixagem de som, edição de som, efeitos visuais, design de produção e melhor filme do ano. Acho que leva os prêmios mais técnicos. Matt Damon não deve levar, porque neste ano o Oscar finalmente é de Leonardo DiCaprio, como já escrevi aqui.

Por fim, embora seja um filme de entretenimento, é também cheio de referências científicas exatas, que devem atrair todo mundo que curte uma boa ficção científica. Na mesma semana em que o filme foi lançado, a Nasa anunciou ter encontrado água em Marte. Em quanto tempo será que a agência vai anunciar ser possível uma viagem ao planeta vermelho? Enquanto isso não acontece, podemos viver essas aventuras nas naves hollywoodianas…

Veja o trailer do filme:

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

tarja_licenca

 

 

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s