Tem livro novo na Biblioteca do Blog!

ricardo

Que ótimo! A Biblioteca do Blog acaba de receber seu nono exemplar — o oitavo para download gratuito. Desta vez, tivemos a honra de sermos presenteados com um livro do professor, historiador e blogueiro Ricardo de Moura Faria, que é autor de mais de 70 livros didáticos e paradidáticos sobre História e é meu amigo há uns 12 anos 🙂

O livro que ele deixa em nossa biblioteca é o Utopias do Século XX, que também pode ser comprado por quem quiser ter a versão impressa (custa R$ 43,96 no Clube de Autores). Mas, aqui no blog, pode ser consultado e baixado de graça, basta clicar AQUI e escolher o livro.

E de que se trata?

Nas palavras do autor, o livro “tem o objetivo de realizar um inventário histórico e crítico das principais revoluções socialistas que ocorreram no século XX.

A instituição — ou não — do socialismo na URSS, na China e em Cuba é o pano de fundo para a discussão sobre as utopias políticas que foram geradas no decorrer do século passado.

O livro não aborda o momento das revoluções em um recorte desvinculado de conteúdo; antes, fundamenta e refaz os processos revolucionários de sua origem aos dias atuais.

Um livro fundamental para aqueles que desejam compreender os momentos em que boa parte da humanidade se viu dividida e amedrontada.”

Um trechinho da introdução do livro também ajuda a mostrar a que ele vem:

Devemos entender que as utopias igualitárias perderam seu lugar com a “vitória” do mundo capitalista? Ou, pelo contrário, que hoje, mais do que nunca, elas são necessárias? Afinal, será possível sonhar com uma sociedade na qual haverá justiça social, igualdade, liberdade, o fim da exploração do homem pelo homem, enfim, uma sociedade 18 em que os homens possam ser felizes, dispondo de tudo aquilo que a tecnologia é capaz de produzir e podendo dedicar parte de seu tempo à cultura, às outras pessoas… ou será que não temos sequer o direito de sonhar?”

Enfim, este livro vai enriquecer muito nossa biblioteca! Fica como sugestão de leitura a todos que se interessem minimamente pela história do mundo e as ideologias e utopias dos séculos 19 e 20, que ajudaram a formatar a sociedade em que hoje vivemos.

Você também escreveu algum livro e quer disponibilizá-lo para download gratuito? Envie para o email do blog e eu terei o maior prazer em colocá-lo em nossa biblioteca 😉


 

CLIQUE AQUI e navegue pela Biblioteca do Blog, que tem oito livros para download gratuito, sobre diversos assuntos.

Acervo da Biblioteca:

  1. Guia Turístico de Belo Horizonte com 90 Dicas de Passeio
  2. A Saga do Galo na Libertadores — poesia ilustrada
  3. Sucursal das Incertezas — a história vista por um jornalista dos tempos do telex ponta a ponta
  4. Injustiçados — O Caso Portilho
  5. Sagaetê (infantojuvenil)
  6. Uma eterna aprendiz no PT (autobiografia de Sandra Starling)
  7. Utopias do Século XX
  8. Criacionismo – um (longo) diálogo sobre ciência e religião

Leia também:

CLIQUE AQUI para entrar em contato com o blog, enviando emails e sugestões!
Conheça a FAN PAGE do blog no Facebook e o Twitter do blog 😀

Por Cristina Moreno de Castro (@kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Redes sociais: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro e www.instagram.com/arvoresdascidades.

2 comentários

  1. Logo que puder vou ler esse livro. As utopias são sempre interessantes, mesmo para quem não tem motivos para acreditar na maioria delas. Na viagem a Mucuri, li “O barbeiro de Vila Rica”, do professor de Economia Fuad Yazbeck, mineiro de Juiz de Fora, que também trata de uma utopia, a Inconfidência Mineira, ainda à espera de uma realização nos moldes sonhados por Tiradentes, Alvarenga Peixoto, Álvares Maciel, Tomás Antônio Gonzaga e tantos outros . Na bibliografia citada pelo autor aparece “História de Minas Gerais”, de Helena Guimarães Campos e Ricardo de Moura Faria, publicado em 2005 pela editora Lê. A biblioteca do blog ganha muito com esse historiador de Dores do Indaiá.

    Curtir

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: