Capitão Fantástico: uma alegoria sobre a paternidade

Não deixe de assistir: CAPITÃO FANTÁSTICO (Captain Fantastic)
Nota 8

captain

Se tem uma coisa que você precisa saber antes de ver este filme é que NÃO é comédia.

Não sei quem foi o louco que classificou “Capitão Fantástico” como comédia. O filme inteiro é sobre um grande drama familiar, com intrincados desdobramentos, narrados na forma de uma alegoria sobre a paternidade.

O personagem que dá nome ao filme e é interpretado brilhantemente por Viggo Mortensen tem uma noção bem peculiar de como deve criar seus seis filhos. Toda a família vive em completo isolamento, no meio de uma floresta, e as crianças aprendem a ser independentes, autossuficientes, fortes e cultas. Aprendem a escalar uma montanha, caçar um antílope, lutar e se defender, em uma rotina de exercícios digna dos mais severos pelotões de Exército. Também aprendem Física Quântica, Direito Constitucionalista, Literatura, música erudita, outros idiomas. E assim por diante.

Em um dado momento — e isso vocês vão ver no trailer, então não estou estragando surpresas –, essa família tem que quebrar seu isolamento e interagir com o mundão do lado de cá, com nossas junk foods e Candy Crushes. Essa interação poderia justificar uma comédia, mas não foi esse o objetivo principal da trama do diretor e roteirista Matt Ross. Sua abordagem gera muito mais reflexões sobre a sociedade em que vivemos, sobre criação dos filhos, sobre família e sobre conhecimento.

Mas até entendo quem classificou este filme como comédia. Ele tem, sim, seu momentos de leveza. E não é um filme pretensioso — a começar pelo título de super-herói de histórias em quadrinhos. Mas não assista se estiver buscando um riso fácil, porque não é isso que vai encontrar.

Achei justíssima a indicação de Viggo para o Oscar de melhor ator principal. Mas o roteiro e a fotografia de paisagens exuberantes de “Capitão Fantástico” também poderiam ter sido indicados. É um filme para ver e rever: especialmente se você já for pai e almejar ser o capitão fantástico de suas crias…

Assista ao trailer do filme:

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Anúncios

3 comentários sobre “Capitão Fantástico: uma alegoria sobre a paternidade

  1. Entrei no ‘Blogs Recomendados do WordPress’ e lá estava o seu, Cristina!
    Que bacana que entrei! 🙂
    Parabéns pelo espaço. Super clean e ótimos posts. Sempre gosto de conhecer novos colegas de blog assim vou aumentando minha rede, e claro, conhecendo sobre diversos assuntos e até mesmo cultura.
    Estou mega curioso para ver esse filme. Já coloquei na minha lista.

    Bom, já estou seguindo para não perder as novidades. Sucesso.

    Estendo aqui o convite para conhecer o meu blog… Ficarei contente com sua visita! 🙂

    HuG! 😀

    http://www.andrehotter.com
    👻 Snapchat: andrehotter
    📸 Instagram: @andrehotter

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s