Um ano de blog!

Hoje é um dia muuuuuito importante, não só por, coincidentemente, ser Natal, mas também por ser aniversário deste blog!

E, como em todo aniversário, este merece comemorações. E estatísticas! Adooooro estatísticas 😀

Comemoro, por exemplo, que quase 50 mil pessoas (no momento em que escrevo, 49.933 visitas únicas) tenham passado por aqui no período.

Quando criei o blog, minha meta era receber pelo menos 50 visitas diárias, mas a média ficou em 137 visitantes por dia.

O dia que mais bombou foi 30 de novembro, com 845 visitantes, para ler sobre a triste história de Edmilson.

Este foi o segundo post mais lido de toda a história do blog, atrás daquele que fala dos prós e contras de viajar de busão e avião.

Os outros três mais lidos:

Quem mais trouxe visitas para meu blog foi o bom e velho Twitter (6.105), seguido do Facebook (4.182) e das ferramentas de buscas da internet, tipo Google, Yahoo e Bing (2.688). Mas o pré-histórico Orkut chegou a trazer 308 cliques.

A partir do meu blog, a grande maioria resolveu conhecer o site do Nix, com uma coletânea de blues ótima para baixar, outro tanto foi ler a crônica sobre propaganda de lingerie e, em terceiro lugar, meus leitores foram morrer de rir com os cinco sotaques paulistanos, por Marcelo Adnet.

Já para chegar ao meu blog, a maioria que usou sites de busca procurou por meu apelido “Kika Castro” ou “kikacastro” ou por meu nome, mas, surpreendentemente, em quarto lugar está a busca por “bidê“!

O blog ganhou 2.774 comentários (média de 175 por mês) e o post com mais contribuições foi aquele do Manual de Guerra aos Mineiros em SP, com 81 comentários! Depois dele, foi o post “Um problema (literário) a combater”, com 53, e, em terceiro, “Três meses depois, e o tênis não presta mais”, com 40.

Os cinco leitores que mais comentam são, respectivamente [OBS.: editei esta parte do post, porque descobri que as estatísticas que vejo são só dos comentaristas “mais recentes”, não de toda a história, por isso os números de comentários eram tão baixos. Assim, abaixo estão os cinco comentaristas mais ativos de 2011, enviados por email pelo WordPress — o que dá quase no mesmo em relação ao primeiro ano de blog]:

  1. Talita (122)
  2. José Américo de Carvalho (110)
  3. Roberto Takata (103)
  4. Jaime Guimarães, o Groo (100)
  5. José de Souza Castro, meu pai (40)

O blog termina este primeiro aniversário com 365 artigos (média de 1 por dia, portanto, embora tenha havido uns poucos dias sem posts), 31 assinantes por e-mail, não sei quantos (como saber?!) por Google Reader e afins.

E bem eclético:

Foram 98 posts na pastinha “Noticiário” (mesmo sendo hobby, não consigo evitar um pouco de jornalismo…), 72 na de “Fotografias”, 67 na de “Divagações”, 66 na de “Memórias” e outros tantos em “artigos do meu pai”, “músicas”, “charges”, “livros”, “filmes” etc. Para 2012, prometo tentar emplacar as exíguas pastinhas “Bares e Restaurantes” (2!) e “Receitas” (4!).

As palavras que mais se destacam na nuvem de tags do blog (foram 1762 tags) são Blues, Amor, São Paulo, Minas Gerais, Cinema, Vida e Viagens. Meio viajado, né? 😉

E na coluna da direita o blog já está com links para 27 blogs legais, de política, jornalismo, fotografia, charges e um pouco de tudo.

Espero que, apesar de toda essa autobabação de ovo, vocês perdoem meu orgulho, cheguem ao final deste texto e queiram continuar visitando meu humilde bloguinho, que está só engatinhando, muito longe de qualquer comparação com os grandes da blogosfera, com suas milhares de visitas diárias, mas bem intencionado e feito, de forma caseira, no esforço contínuo de trazer coisinhas legais para discutir com tantas pessoas tão legais 🙂

[Que frase gigante, afe!]

Agradeço a todos os leitores e especialmente aos que conheci aqui, fazendo essa experiência, e que já parecem velhos amigos.

Continuemos, juntos, na rede e na rede, por quantos tantos anos aguentarmos 😉

Tá baratim, tá baratim!! 😉

Anúncios

45 comentários sobre “Um ano de blog!

  1. Eu já não me lembro como cheguei aqui, mas vim e fiquei. Confesso que não contribuo para suas leituras únicas, suas contagens ou qualquer uma das suas estáticas, mas posso dizer que sou uma das leitoras via Google Reader. Gosto do seu estilo e do seu conteúdo, e pretendo ficar por aqui mais um tempinho… Obrigada por permitir. 😉

    Curtir

    • O que mais me surpreendeu foi o 365, porque já teve alguns dias em que não postei e é raro eu postar mais de uma vez por dia, então achei uma baita coincidência! 😀
      Vc é um dos que conheci pelo blog e acho isso legal demais!
      Valeu, Tom!
      bjos

      Curtir

      • Nossa, passei batido pelo 365. Hehe, que produtividade. O 137 foi porque é um número que uso nos meus logins de Internet devido a possível profundidade de seu significado em algumas teorias físicas. 😛 #nerd

        Curtir

      • Para não tem encher muito com isso, um resumo

        “The fine structure constant, a dimensionless physical constant, approximates 1/137, and the astronomer Arthur Eddington conjectured in 1929 that its reciprocal was in fact precisely the integer 137, which he claimed could be “obtained by pure deduction”.[1] This conjecture was not widely adopted, and by the 1940s, the experimental values for the constant were clearly inconsistent with it (i.e. closer to 137.036).[2] The fine structure constant continues to convince people that the universe has numerological fine tuning.[3]”

        http://en.wikipedia.org/wiki/137_(number)#In_physics

        Mais completo se ler o artigo sobre a constante de estrutura fina

        http://en.wikipedia.org/wiki/Fine_structure_constant

        Essa constante (adimensional, isso já é curiosíssimo) pode ser escrita em termos de outras constantes físicas fundamentais, como a carga elétrica, a constante de Planck (fundamental para mecânica quântica) e a velocidade da luz (importantíssima para a teoria da relatividade). Quando calculamos diagramas de Feynman (Feynman foi um dos meus heróis da época da física) da interação eletromagnética (esses cálculos servem para testarmos nossas teorias de partículas elementares, por exemplo), essa é a constante que determina a intensidade da interação. E essa interação do jeito que ele é é fundamental para o simples fato do mundo existir como o vemos.

        Você que perguntou, mas é melhor eu parar por aqui senão vai achar que sou mais do que doidinho. Hahaha!

        Curtir

  2. E virei tag, ó lá! 😀

    Ah, eu te acompanho desde os bons (velhos nada!) tempos do “Tamos com Raiva” e fiquei bem feliz ao saber que retornou à blogosfera, Cris!

    E é sempre muito bom passar e passear por aqui. Tem o conteúdo muito, mas muuuuuito melhor do que um monte desses “grandes blogs” por aí na rede.

    “Tamo junto”, como dizem, pelos anos que ainda tivermos fôlego 🙂

    Gracias, Cris! E Parabéns por 01 ano deste blog.

    bj

    Curtir

    • Valeu demais, Groo! Você é um dos meus leitores mais antigos! Um dos poucos que vieram do TCR!
      E olha como a blogosfera ficou mais democrática de lá pra cá: o TCR levou 5 anos pra conquistar 100 mil visitantes (e devo admitir que não eram visitas únicas hahaha) e este chegou à metade de visitantes únicos em só um ano. Bom sinal de que mais gente está acessando a internet, mais gente sabe o que é blog e que as redes sociais ajudam a divulgar o trabalho da blogosfera. Afinal, “concorrência” não falta e é cada uma melhor que a outra (como a Grooeland!).
      bjos

      Curtir

  3. Aniversários merecem comemorações e parabéns, então… parabéns =)

    Gosto bastante daqui, pena que não entrei na listinha dos 6 (e fui excluída da lista dos dez aos 45 do segundo tempo rs)

    Curtir

  4. Parabéns!!! Sou mais um a participar deste e quem sabe ir crescendo gradualmente assim como você está!!!

    E sua babação de ovo é merecida e, mesmo assim, ainda foi humilde, pois faltou você se elogiar, pois escreve muito muito bem!

    Parabéns novamente e feliz natal!

    Curtir

  5. Uai, como assim não estou na lista dos 6 que mais comentam?! Fiz mais de 14 comentários no ano (ou aqueles números são por mês?)!!! rsssss
    Também adoro estatísticas, ainda mais quando trazem dados bacanas. Parabéns pelo blog!!!! Li praticamente os 365 posts pq sou um dos 31 privilegiados que os recebem por e-mail.
    Inspiração pra continuar com ele em 2012!!!
    bj

    Curtir

  6. Eba, viu só? =D. Na primeira lista eu caí, na última hora, para o décimo primeiro lugar, agora já ocupo o sexto. Já já fico na vice-liderança (já que a liderança é sua =))

    Curtir

  7. Eu já tinha desconfiado quando li este texto pela primeira vez, mas não tinha como checar. Aí assinei os comentários de outra postagem que acabei de comentar, e o WordPress trouxe-me uma lista das postagens que assino, e havia 23 posts que eu assinava. Eu geralmente só assino os comentários de um texto se ali comentei, e em alguns comentei mais de uma vez, então… cadê meu nome ali em cima?! 😛

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s