O advogado ético e o espião fleumático

Não deixe de assistir: PONTE DOS ESPIÕES (Bridge of Spies)
Nota 8

bridge

O filme retrata bem o auge da Guerra Fria. Não só a tensão entre os governos dos Estados Unidos e URSS, mas também a paranoia na sociedade norte-americana, o fanatismo político do cidadão comum. E é isso que torna a história mais interessante e, principalmente na primeira metade do filme, retratada de forma relativamente imparcial.

Temos Rudolf Abel, um espião soviético preso pelo FBI, e James Donovan, um advogado convocado para defendê-lo. A ideia original era que Donovan fizesse uma defesa de fachada, apenas para parecer ao mundo que os Estados Unidos têm um sistema judiciário exemplar, que dá direito de defesa até mesmo a espiões perigosos. Mas o advogado leva sua função a sério, seguindo o lema de que todos merecem ter uma defesa justa.

Fazendo isso, ele se torna alvo de seus próprios conterrâneos.

Na segunda metade do filme, que se passa na Berlim Oriental, as coisas são retratadas com um viés mais americanizado da história. O que é desculpável, considerando que Steven Spielberg dirige o filme, protagonizado por Tom Hanks — a mesma dubla de “O Resgate do Soldado Ryan”. Bom, como não estamos na sala de aula, o que vale é que temos aí uma boa história de espionagem, muito bem contada, com todos os melhores ingredientes de livros como os de Frederick Forsyth e John Le Carré. Inspirada em fatos reais, essa história traz os primórdios das negociações internacionais de presos políticos, o que deve interessar especialmente aos advogados e estudantes de relações internacionais.

Esse roteiro bem escrito é o grande trunfo do filme e concorre ao Oscar da categoria. O filme também concorre pelo design de produção, mixagem de som, música original, melhor filme e melhor ator coadjuvante — Mark Rylance, que interpreta o incrivelmente fleumático espião soviético. O lema do personagem, ao ser perguntado se algo não o preocupa, é responder com outra pergunta: “E ajudaria se eu me preocupasse?” Taí um bom lema para todos nós…

Veja o trailer do filme:

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

tarja_licenca

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s