Você é cinéfilo? Conheça um cineclube semanal de filmes incríveis e raros

Reprodução/Facebook da Casa Cultura

Reprodução/Facebook da Casa Cultura

Sempre me admiro com a quantidade de iniciativas bacanas que existem por aí, tocadas pro pessoas que dedicam um tempinho, às vezes sem ganhar nem um tostão de volta, apenas pelo prazer de trazer uma coisa legal para a sociedade. Estou falando de iniciativas culturais, pedagógicas ou com outras finalidades que são 100% gratuitas. Nem sempre precisamos pagar para termos acesso às coisas boas da vida…

A longa introdução é para falar de um desses projetos que só ontem fui descobrir que existe (como eu disse, sempre me admiro com a demora com que esses projetos bacanas chegam ao meu conhecimento!), graças à informação passada pelo colega Victor de Almeida, que é editor de Opinião do jornal “O Tempo” e tem vasta experiência como jornalista, assessor de imprensa e cineasta.

Trata-se da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, que funciona em Mateus Leme, na região metropolitana de Beagá. Lá é possível participar de uma porção de atividades gratuitas, como oficina de pipas, curso de digitação, eventos musicais e teatrais e contação de histórias. O espaço também tem uma biblioteca e um cineclube, que exibe sessões de cinema gratuitas para crianças, jovens e adultos.

E era aí que eu queria chegar: não se tratam de filmes blockbuster, que a gente encontra em qualquer banquinha de DVD pirata da cidade. São filmes brasileiros da melhor qualidade, curtas experimentais, documentários, filmes raros e underground, os ideais para os amantes do cinema. Quantos cineclubes como este existem em Beagá (ou mesmo no país)? Pois é.

Como agora já estamos cientes da existência desse projeto, vale a pena visitarmos e compartilharmos aos quatro ventos. A agenda deste mês já foi divulgada, e copio abaixo, como dica de programação já para este fim de semana:

  • Sábado, 8/3: Exibição de “Edifício Master” (2002), do genial Eduardo Coutinho, que foi morto em fevereiro. Depois, o curta-metragem “Sanã” (2013), de Marcos Pimentel.
  • Dia 15: “Todas as Mulheres do Mundo” (1967), de Domingos de Oliveira, com Leila Diniz e Paulo José no elenco. Em seguida, o curta “Dique” (2012), de Adalberto Oliveira.
  • Dia 22: “Corisco e Dadá” (1996), de Rosemberg Cariry, seguido pelo curta “A Musa do Cangaço” (1981), de José Umberto.
  • Dia 29: “Jango” (1984), de Sílvio Tendler, seguido pelo curta “Irmãs” (2011), de Gian Orsini.

Aos domingos do mês, há filmes mais underground e contemporâneos, garimpados entre colecionadores.

Todas as sessões, tanto as de sábado quanto de domingo, começam a partir das 17h. Os ingressos são distribuídos meia hora antes. A sala tem 23 lugares, som digital e tela de 70 polegadas. E ninguém vai cochichar durante os filmes 😉

casacult

Reprodução/Facebook da Casa Cultura

A Casa de Cultura fica na rua Meyer, número 105, na Vila Suzana, em Mateus Leme. Veja como chegar AQUI.

Mais informações sobre os filmes em cartaz, sobre o projeto ou qualquer outra dúvida relacionada podem ser encontradas no BLOG DO PROJETO, na página de FACEBOOK, pelo email casaculturamateusleme@gmail.com ou pelos telefones 31-3535-1721, 31-9247-6574 e 31-7579-7815.

Anúncios

4 comentários sobre “Você é cinéfilo? Conheça um cineclube semanal de filmes incríveis e raros

  1. Admiro a boa vontade dos cidadãos para conseguir manter em funcionamento uma estrutura cultural desse gênero. É pena não ter uma infraestrutura física de melhor qualidade.

    Desejo-lhe um fim de semana muito agradável!

    Curtir

  2. eu gosto de filmes de preferencia antigos, mas como moro em campo grande-ms., não posso ver estas maravilhas dai, aqui de vez em quando,tem amostra de filmes antigos e novos, é legal é bom

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s