Ir para conteúdo

Mensagem de ano novo: que nosso amor vença o ódio deles!

Debby Hudson / unplash

Como comentei por aqui, reli o clássico “Pollyanna”, de 1913, neste fim de ano. Foi interessante ler com o olhar de adulta um livro infantojuvenil: ele carrega uma mensagem muito forte para qualquer idade, mas li como mãe e, inclusive, identifiquei muito da filosofia de Pollyanna em atitudes que estão na moda hoje em dia, como a disciplina positiva.

Um trecho em especial remete bastante a esta ideia da disciplina positiva. Neste momento do livro, o reverendo da cidadezinha descobre uma maneira de resolver um dilema que ele estava vivendo. Vou reproduzi-lo abaixo:

“Os seus olhos cansados passaram indiferentes de um parágrafo a outro, até que as seguintes palavras prenderam sua atenção:

‘Um dia, um pai disse a seu filho, Tom, depois de saber que ele tinha se recusado a encher a caixa de lenha da mãe naquela manhã: ‘Tom, estou certo de que você ficará muito contente de ir buscar lenha para a sua mãe’. E, sem dizer nenhuma palavra, Tom foi. Por quê? Apenas porque o pai mostrou claramente que esperava que o filho fizesse a coisa certa. Imaginem se ele tivesse dito: ‘Tom, eu soube o que você disse a sua mãe hoje de manhã, e estou envergonhado. Vá buscar lenha imediatamente!’. Eu garanto que a caixa de lenha continuaria vazia.’

O reverendo continuou a ler: uma palavra aqui, outra linha ali, um parágrafo acolá.

‘O que os homens e as mulheres precisam é de encorajamento. A sua capacidade natural de resistência deve ser fortalecida, e não enfraquecida… Em vez de sempre criticar os defeitos de uma pessoa, fale sobre suas virtudes. Tente tirá-la de sua rotina de maus pensamentos. Faça a pessoa ver o que possui de melhor, o seu verdadeiro eu, que pode ousar, fazer e vencer! A influência de um caráter bonito, bondoso, prestativo e esperançoso pode revolucionar uma cidade inteira. As pessoas irradiam o que está em suas mentes e em seus corações. Se uma pessoa se sente bondosa e simpática, os seus vizinhos, em breve, também se sentirão assim. Mas, se a pessoa fizer cara feia, xingar e criticar, os seus vizinhos vão retribuir com cara feia e xingamentos com juros! Quando você procura o mal, você o encontra. Quando você tem certeza de que vai encontrar o bem, você consegue encontrá-lo. Diga ao seu filho Tom que sabe que ele ficará contente em ir buscar lenha. Depois o observe realizando a tarefa satisfeito e interessado!”

Foto: Tyler Nix / unsplash

Eu sei que as coisas não funcionam dessa maneira tão simples assim, mas acredito de verdade em muito do que é dito neste trecho do livro, especialmente a parte que fala que você irradia o que está sentindo e “contamina” os outros com sua atitude.

Estamos vivendo uma época particularmente sombria, principalmente neste Brasil de Jair Bolsonaro, presidente que faz questão de destilar ódio sobre os outros todos os dias. Convido vocês a assumirem uma atitude diferente diante de todo esse terror, neste novo ano que se inicia. Uma atitude como a de Pollyanna.

Que o nosso amor vença o ódio deles!

Feliz 2020 para o mundo todo 🙂

Para fechar o post, esta linda mensagem da diva Fernanda Montenegro:

 


Leia também:

 

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: