Massote, um professor duro de matar

Texto escrito por José de Souza Castro:

Há quatro anos, escrevi um artigo intitulado “SOS para o professor Massote”. Eu dizia que a vida dele estava ameaçada pelos opositores de sua luta contra os que queriam criar um condomínio ilegal no bairro Ouro Velho, em Nova Lima, onde mora.

É com satisfação que informo hoje que o professor Fernando Massote sobreviveu. Aos 71 anos, ele vai comemorar nesta terça-feira, com uma reunião em sua casa, “uma grande vitória”, como ele me disse neste sábado, ao telefone.

É verdade que não lutou sozinho. Sua campanha contra os condomínios ilegais ganhou abrangência nacional. Mas pagou caro por isso. Foi condenado por um juiz de Nova Lima e calcula que vai gastar ainda R$ 15 mil, com despesas judiciais, para se livrar do sufoco. Abriu até uma conta no Banco do Brasil, agência 4888-7, para receber ajuda de quem quiser contribuir. É a conta 921.8815.

Em abril de 2011, o professor Massote escreveu em seu blog um resumo de sua luta. Trechos:

    • “O nosso já é, graças a deus, um movimento nacional das e pelas vítimas dos falsos condomínios e contra a ocupação privada do espaço público. O bom mocismo dos liberais, ambíguos e contraditórios, é uma linha auxiliar, ideológica e política, da ocupação privada do espaço público. Nós denunciamos aqui este comportamento por sabermos que ele não está presente  só aqui mas em todos os bairros do país onde estamos combatendo a privatização.”
    • “Eles combatem a ideia de condomínio (ou o simples “condobairro”  ou “bairro fechado”) mais porque isto implica no pagamento de mensalidades – R$ 350,00  – que, justamente, não querem  nem devem  pagar porque esta “taxa”  é absurda, ilegal. Mas não basta, no entanto, combater a taxa, é preciso combater  a tentativa, desvairada,  de privatizar o bairro e  ocupar o espaço público.   Quem pode ganhar com isto são os grandes, nas posses, na propriedade, no dinheiro. Os médios perdem  mas os pequenos perdem sempre e mais que todos.”
    • “A  imposição, obviamente ilegal da taxa  “condominial”, assim como a sua cobrança judicial  agridem  o direito de propriedade.  Como se vê, nem o “sacrossanto” direito de propriedade os burgueses  condominiomaníacos respeitam!”

Aos que não conhecem e querem saber quem é o professor Massote, recomendo a leitura daquele meu artigo. Faço ali um resumo de sua vida. Entre os muitos que o conhecem, estão estes dirigentes de associações em Nova Lima:

Maria Gonçalves de Oliveira Pedro, da Associação Comunitária União das Vilas; Jobert Fernando de Paula, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – BLT; Antônio do Carmo de Souza, da Frente Popular de Ação Comunitária; e Adriano Dias Pelegrino, Luis Carlos Santos Araújo e Nelson Pereira Ramos, da Associação Comunitária Galo Açafrão.

Eles assinam um comunicado, que o professor Massote publica em seu blog, informando que a rua Manoel Moreira, “que liga a MG-30 ao bairro José de Almeida, em Nova Lima, fechada há anos pela pressão ilegal da privatização do falso condomínio do bairro Ouro Velho, agora está sendo aberta pela Prefeitura de Nova Lima. As obras abrirão também as ruas do bairro Ouro Velho que ela bloqueia. Elas são um passo para a integração do bairro Ouro Velho a todos os seus vizinhos que hoje não podem transitar no local. Essa é uma vitória dos requerentes da ação do Ministério Público em 29.07.2008, que são os moradores do bairro José de Almeida, do Ouro Velho e de toda a cidade de Nova Lima. A petição declara que as irregularidades do fechamento ferem os direitos e a cultura da região onde vivem de forma integrada aos bairros vizinhos, sem impedimentos ilegais.”

Segundo o professor Massote, a tentativa agora dos administradores de condomínios ilegais é impedir que a decisão da prefeitura – que em gestões anteriores havia fechado administrativamente o acesso àqueles bairros – seja amplamente divulgada, para não prejudicar o rendoso negócio desses privatizantes do espaço público.

Então, estou fazendo a minha parte. E desejando longa vida ao professor Massote!

Leia também:

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s