Ir para conteúdo

80 minutos com quatro atores geniais

Para ver no cinema: DEUS DA CARNIFICINA (Carnage)

Nota 7

 

O filme se passa em praticamente um só cenário (sala de estar da casa), que muito pouco se alterna com mais quatro (hall do elevador, cozinha e banheiro da casa e um parque da cidade).

Seus personagens são dois casais, que passam o filme inteiro discutindo a briga entre os filhos. Como em outros filmes com a mesma premissa, como o ótimo chileno “Na Cama“, o assunto inicial vai se desdobrando em vários outros conflitos, ao longo dos 80 minutos de duração.

Para conseguir essa proeza, Roman Polanski teve que contar com quatro indiscutivelmente excelentes atores, que interpretam personagens bem diferentes entre si e bem delineados (também plausíveis, porque conheço gente com todas aquelas personalidades). Vamos conhecendo cada um ao longo do filme e eles são defendidos com drama, mas principalmente muito bom humor.

O melhor é o Alan, feito pelo sensacional Christoph Waltz, que impressionou o mundo com a atuação em Bastardos Inglórios (e ganhou um Oscar por isso). Ele é demais.

Mas também temos John C. Reilly (de Chicago e tantos outros), Kate Winslet (Oscar por O leitor e indicada por outros cinco filmes) e Jodie Foster (dois Oscar na bagagem).

O filme só não merece nota 10 porque as conversas que o carregam por 80 minutos não têm muita profundidade, nem tanta graça assim. Faltou melhorar o argumento.

Mesmo assim, guardei dele, além das risadas, uma reflexão bem interessante:

quanto mais crescemos, mais complicados nos tornamos, com todas as nossas regras morais, autoafirmações, rancores guardados há anos, velhas mágoas e ressentimentos empoeirados, hipocrisias sociais, vícios, manias, convenções e incompatibilidades. Crianças são capazes de dar um murro umas nas outras e, no dia seguinte, estar de bem de novo, seguindo a vida com leveza.

Ou seja: viver é agregar fardos pesados e o desafio do envelhecimento é conseguir libertá-los, em busca de uma alma leve de criança.

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

2 comentários em “80 minutos com quatro atores geniais Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: