Conheçam uma jovem poeta portuguesa

Maria João RodriguesHá três semanas recebi um email da moça acima, que se apresentou como Maria João Rodrigues. Ao entrar na página do Facebook que ela me passou, descobri se tratar de uma jovem escritora portuguesa, de Castelo Branco, que, aos 30 anos de idade, já está em seu quarto livro.

Depois, fiquei sabendo que ela lançou seu primeiro livro de poesia, “Silentium”, em 2005, aos 22 anos. Em seguida veio “O Ser e o Mundo”, em 2007. Um terceiro livro, de prosa, “Impulso”, saiu em 2011. Ela é graduada em Engenharia Civil (!), mas também fez os cursos de Introdução ao Jornalismo e Poesia Portuguesa do século XX.

Em sua página no Facebook, vi que ela tem mais de mil seguidores, que acompanham cada novo trabalho dela, e agora dão palpites sobre a nova publicação, chamada agora de “Memorial”.

capa-Memorial

Maria fez a gentileza de me enviar um PDF da obra, para que eu conhecesse seu trabalho. E venho lendo, aos poucos, desde então. Terminei ontem.

Fiquei pensando sobre o que dizer sobre o livro. Não é o mesmo tipo de poesia que estou acostumada a ler. Por isso mesmo, me impactou mais. Mesmo o português de Portugal me causou alguns estranhamentos. A poesia de Maria é cheia de pontos de exclamação e adjetivos fortes. É pungente. Também por essas características, não recebi todos os poemas da mesma forma: desgostei de alguns e gostei muito de outros. Acho difícil fazer crítica de poesia, porque é o texto mais pessoal que existe: ou toca, ou não toca. De toda forma, posso dizer que, no livro de Maria, os poemas são todos muito bem escritos.

Destaco abaixo alguns versos que achei muito bonitos, para que vocês conheçam e formem a própria opinião:

Vivo no silêncio ensurdecedor
Daqueles que gritam aflitos
Sons abafados de dor
Na tentativa de serem ouvidos.

***

Na incerteza do existir, sinto.
Ainda que sob a forma de uma
Miragem que me atormenta,
Sinto,
A absoluta incerteza do sentido.

***

Enjoada de observar toda a
Hipocrisia que emerge do teu
Infinito ego, tento tirar-te a
Máscara e descobrir quem és afinal.
No extremo da minha ilusão,
Sinto a falsidade tocar-me
Suavemente a pele adormecida
E envolver-me nos seus delicados braços.

***

Que deveríamos nós sentir
Quando tudo cai como
Penas de pássaros, como
Pétalas de flores que há
Muito deixaram de viver?

***

Na vontade de corrigir os erros, habita a eterna angústia do medo, o infindável entusiasmo da mudança e a insuportável curiosidade do resultado.

***

Em “Memorial”, a poeta — que é fã de Fernando Pessoa e Florbela Espanca e cujo primeiro livro que leu na vida foi de uma escritora brasileira (Lucília Junqueira de Almeida Prado) — reúne também letras de música e minicontos. Destes, gostei muito de um que chama “Medo do teu medo”. Um trecho:

“(…) Observava aquelas paredes imensamente brancas como se tivessem sido acabadas de pintar. Cada uma mais despida do 40 Maria João Rodrigues que a outra. Para além da sua cama havia apenas uma pequena mesa de pinho alinhada com uma velha cadeira de plástico preto num dos cantos da divisão.

Tentou erguer-se sobre a cama.

Ao mesmo tempo que o fazia entrou de súbito, pela porta entreaberta do quarto, um ser enfadonho de estatura mediana que se escondia debaixo de uma bata branca.

Amélie sentia-se perdida.

Onde estava? (…)”

O conto segue, ao longo de 15 páginas, com bastante suspense e uma tensão, como a que a personagem Amélie sente.

O livro todo tem 165 páginas, e é muito rápido de se ler (embora eu tenha demorado bastante, por ter lido um pouquinho a cada dia).

ENCOMENDAS

Maria me disse que já está aceitando encomendas para seu novo livro, inclusive de brasileiros. E contou que até alguns leitores mineiros já entraram em contato. Quem quiser adquirir “Memorial” precisa pedir diretamente para ela, pelo email mariajarodrigues@gmail.com. O livro vem em uma caixa personalizada. Os dois, mais o custo com os Correios, sairão a R$ 75 para os leitores brasileiros.

Fica a dica, nesses tempos de presentes de Natal 😉

Anúncios

3 comentários sobre “Conheçam uma jovem poeta portuguesa

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s