Ir para conteúdo

Deixe a lua sossegada

Hoje eu estava voltando do trabalho pensando como tenho uma péssima característica para uma repórter: quando estou caminhando na rua, olho para o chão e geralmente fico absorta em meus pensamentos, sem prestar atenção a nada que se passa ao redor. Com isso devo perder umas 15 pautas por dia, nas minhas caminhadas fora do “horário de trabalho” (?).

Ao pensar nisso, olhei para uma das poucas frestas que havia entre os prédios e, surpresa!, lá estava ela, gigante, redonda, de branco brilhante: a lua cheia!

Eu adoro a lua. Já deu pra notar que sou toda romântica e abestalhada, então adorar a lua é só uma obviedade, né? Mas adoro mesmo, observá-la, mandar mensagens às pessoas para que prestem também a atenção, acompanhar suas fases. Gosto dela “vazia” também, tipo sorriso do gato-que-ri da Alice. Adoro a lua amarelada recém-nascida.

E a lua me lembra uma música da minha infância, cantada pelos meus pais, especialmente pela minha mãe, que tem uma voz muito doce e gosta de cantarolar enquanto faz qualquer tarefa.

É a música “Deixa a lua sossegada”, de João de Barro e Alberto Ribeiro.

A parte que mais me intrigava, quando eu era criança, era o final, porque eu desconhecia aquelas três palavras carioquíssimas: “O beijo começava no Flamengo, continava no Realengo e terminava no Leblon-blon-blon”. (O “blon-blon” do final era por minha conta e, ouvindo a original agora, descobri que a ordem dos bairros estava errada :D)

Hoje fiquei com saudade dessa música, procurei no Youtube e, obviamente, lá estava ela. Pra melhorar, trata-se de uma marchinha bem animada de Carnaval, daquelas que fazem o Carnaval ser realmente legal, e, como vou para o Rio em breve, já deixo aqui para entrarmos no clima:

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

10 comentários em “Deixe a lua sossegada Deixe um comentário

  1. Lua é boa de se observar com luneta e binóculos.. era assim que eu fazia quando criança, o que, obviamente, resultava com uma Thalita babando sobre o caderno de matemática.
    Lua imensa, amarela, com todos os seus detalhes, entalhes e desgastes.

    Curtir

  2. Já que falou em infância, Cris, vale lembrar que quando estávamos no carro voltando da chácara ou de outro lugar qualquer, você era a primeira a descobrir a lua no céu. Mesmo lá no alto, quando ela se tornava visível por esses mistérios da luminosidade. Começou quando você mal sabia balbuciar palavras, mas apontava com o dedinho e gritava: a Lulua! Desde então, sempre que vemos a lua, principalmente quando a Laurinha está ao lado, alguém diz: a Lulua!

    Curtir

  3. Evocar a infância e o romantismo da lua é bom demais da conta. Acho que é essa introspecção fora do horário de trabalho que lhe dá matéria para escrever textos como este.

    Curtir

  4. Ontem `a noite, depois de um dia daqueles, que começou com a gente olhando apartamentos `as 8 horas e terminou com a gente olhando apartamentos `as 21 horas, com “intervalo” de 7h de para o trabalho, vi a lua liiiiiinda no céu e…. tchan tchan tchan tchan…. cantei pra Lau (sim, tadinha, ela esta “participando” da caça aos aptos….) “De madrugada, de longe eu vi….”
    hehehe

    Curtir

  5. Crisoca… se vc me permite um comentário, eu tenho a mesma adoração pela lua [ou uma parecida com a sua]. Por todo simbolismo, pelo mistério e feminilidade que ela inspira. Pq acho que não há ‘objeto espacial’ mais feminino que a Lua. Já que influencia períodos de fertilidade da terra para plantio (assim como nós mulheres temos nosso período fértil tb), influencia no mar e em tudo que quisermos. Então, acho que vc, além de romântica, suponho que seja intuitiva tb. No fundo [ou no raso] vc sabe que a Lua ativa nossos poderes secretos femininos =D. Bjos!

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: