Ir para conteúdo

Coronavírus: não adianta reza, oração ou macumba, tem que seguir as orientações médicas

Texto escrito por Beto Trajano:

Novo SARS-CoV-2 de Coronavírus. Crédito:Niaid

Não adianta a fé contra o coronavírus, tem que seguir as recomendações das autoridades de saúde. Parece uma atitude óbvia, mas o que a gente vê é que não é não. Falando especificamente dos brasileiros e começando pelo presidente Jair Bolsonaro, que nem partido tem, e estava em uma comitiva onde até agora 14 pessoas estão infectadas pelo coronavírus, ou Covid-19, e saiu no último domingo insuflando manifestações e até participando de uma, enquanto a recomendação era que ficasse em isolamento.

Já circula na internet um vídeo do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, falando que coronavírus é bobagem, “coisa de Satanás”, que um médico lhe disse que é muito alarde, e mostrando um trecho da fala do médico. O bispo fala que o vírus é uma questão econômica. É sim, para ele, uma questão econômica, pois se os seus crentes seguirem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) os riquíssimos templos ficarão vazios por uma temporada, e com isso, a arrecadação de dízimos vai cair. Posteriormente Macedo apagou o vídeo, mas o conteúdo ainda circula nas redes.

Outro pastor que me parece muito preocupado com o bolso é o pop star Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Que disse que governador nenhum vai fechar suas igrejas. O sujeito está desafiando as autoridades brasileiras, sem pudor.

Que os fiéis da Igreja Universal e da Assembleia de Deus reflitam e não sigam as palavras do bispo, já que os seguidores do presidente ignoraram solenemente as recomendações de evitar aglomerações e foram às ruas nos protestos grotescos do último domingo, 15 de março.

O vírus não é coisa sagrada, não é sobrenatural: é uma doença, uma pandemia que se alastrou pelo mundo, com alto risco de contágio, e que pode matar. Aliás, já matou dois no Brasil.

Por aqui, o que percebemos é que os ricos, a elite, são os principais responsáveis pela disseminação da Covid-19.

Vai ficar na história o casamento pomposo da irmã da influencer Gabriela Pugliesi, em Itacaré, na Bahia, onde convidados que vieram da Europa disseminaram o vírus para celebridades brasileiras, como a própria Gabi, Preta Gil e a atriz Fernanda Paes Leme.

Outro grande polo de transmissão foi a comitiva do presidente aos Estados Unidos, que se deliciou em um encontro com o presidente Donald Trump. Até agora não se tem notícia da contaminação de Trump, nem de Bolsonaro. Como diz o ditado: “Vaso ruim não quebra”.

Então, caros leitores, volto a destacar: o vírus se dissemina rapidamente sim – nesta terça-feira (17) já são 300 casos no Brasil, em 15 estados e no DF, e este número tende a crescer.

No mundo são 173 mil casos, com 7 mil mortes, em 152 países.

Na China, onde o vírus apareceu primeiro, 81 mil casos, com 3.200 mortes.

Na Itália, país da Europa com mais casos, são quase 28 mil casos com 2.100 mortes.

Veja o mapa do coronavírus pelo mundo

 

Por tudo isso, não há reza, oração, nem macumba que vão eliminar os riscos de contágio. Temos que seguir as orientações da OMS para minimizar os efeitos da pandemia, que possui como grupo de risco idosos e pessoas com algum tipo de doença crônica.

  • As principais orientações são:
  • Lavar as mãos
  • Usar álcool em gel 70% para higienizar
  • Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo
  • Evitar multidões
  • Usar máscara (apenas) caso apresente sintomas
  • Evitar tocar nariz olhos e bocas antes de limpar as mãos
  • Manter distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo
  • Limpar com álcool objetos tocados frequentemente
  • Evitar cumprimentar com beijos no rosto, aperto de mãos e abraços
  • Evitar sair de casa caso apresente algum sintoma de gripe
  • Utilizar lenço descartável quando estiver com o nariz escorrendo
  • Se informar sobre os métodos de prevenção e repassar informações corretas.

(Fonte das dicas de prevenção: G1)


 

Leia também:

 

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: