Desde julho, um subsídio para as grávidas

Tem coisas que só quando a gente fica grávida é que vai descobrir que existem. Afinal, não temos obrigação de ficar acompanhando o noticiário das gestantes quando ainda nem pensamos em ter filhos. Por isso, muitas vezes ficamos perdidas quando entramos nesse universo e temos que correr atrás das informações, aprendendo tudo de uma vez só.

Foi assim que só outro dia mesmo fui ouvir falar pela primeira vez que eu poderia pedir ao meu plano de saúde para informar a taxa de partos normais e de cesáreas que minha médica fez. Já devo ter noticiado isso, mas provavelmente passou batido por mim, porque não me dizia respeito.

Por isso, e como foi um procedimento muito simples, resolvi compartilhar aqui no blog, para que mais gestantes tomem conhecimento.

Em julho deste ano, entrou em vigor uma resolução da ANS que obriga os planos de saúde a darem essa informação. Qual é a importância de saber a taxa de cesáreas e de partos normais do seu médico ou do hospital onde pretende ter seu bebê? Bom, é uma informação a mais para você tomar sua decisão com segurança. Por exemplo, se você quer evitar a cesárea a qualquer custo, pode não gostar de saber que seu médico fez cesáreas em 100% dos atendimentos que ele prestou. E pode desconfiar se ele começar a te dizer, lá pelo finzinho da gestação, que seria melhor marcar um dia e uma hora, que a cesariana é mais segura, que o parto normal tem muitos inconvenientes etc. Enfim, é um subsídio a mais para a futura mãe poder fazer suas escolhas da melhor maneira possível.

O que diz a resolução? Que você pode pedir ao seu plano de saúde por qualquer meio de comunicação e que ele é obrigado a te responder em até 15 dias corridos, podendo ser inclusive por email, se você preferir. Você só precisa informar o nome do médico (se informar o CRM, também pode ajudar). Se te pedirem coisas absurdas, como o CPF do médico, você pode denunciar à ANS. Ou se descumprirem o prazo ou a resolução de qualquer forma, o que acarreta em multa de R$ 25 mil para o plano de saúde.

Você pode perguntar sobre quantos médicos ou hospitais quiser, mas tem que ter em mente que o plano de saúde só saberá informar sobre os partos realizados naquela operadora de saúde (se o médico atende em várias operadoras, você teria que perguntar a cada uma delas para ver a taxa total).

A resolução pode ser lida AQUI e, NESTE LINK, você pode acessar perguntas e respostas bem didáticas a respeito da norma.

Resolvi testar assim que soube, na semana passada. Meu plano, a Unimed-BH, cumpriu a resolução direitinho. No site deles, já há informações sobre como pedir o relatório. Entrei em contato pelo chat e fui atendida prontamente, em uma conversa que levou uns 2 minutos. Recebi um número de protocolo e a informação, correta, de que teria a resposta em até 15 dias corridos. Isso foi no dia 31 de julho e já recebi a resposta em 7 de agosto, bem antes do prazo.

Enfim, se você está grávida, faça o teste também 😉

Abaixo, compartilho um gráfico que encontrei no site Vila Mamífera que traz as taxas de partos por maternidade de Belo Horizonte, em 2012. AQUI, você pode ver as taxas por operadora de plano de saúde.

Maternidades-BH

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Desde julho, um subsídio para as grávidas

  1. Nossa, que interessante!
    Informação muito útil para as futuras mamães.
    Não estou nem nunca estive grávida, mas sempre “tive certeza” de quando engravidasse iria querer parto normal. Até que uma colega minha de sala que morria de medo de parto normal engravidou, aí pronto: todos os dias ela tinha histórias de mães que ficaram dezoito horas em trabalho de parto, ou que na correria não receberam anestesia, ou que a anestesia não pegou… aí mudei de opinião.
    Bem, é muito fácil ficar dando palpite do lado de fora, né? rs
    Se algum dia eu engravidar vou refletir com mais atenção sobre essa questão.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s