Amigos para cada hora

Lembram daquelas brincadeiras de escola, em que você preenchia uma tabela no caderno e ia colocando nomes de amigos no quadradinho com a descrição correspondente? Na verdade, eram muitas as variações de brincadeiras usando as páginas do caderno, nas horas de folga entre as aulas de biologia e geografia.

Depois essas brincadeiras foram transportadas para os emails, para o Orkut, para o Facebook. Algumas viraram apps que são usados nos modernos smartphones. Mas o objetivo é sempre o mesmo: refletir, comparar e avaliar o mundo ao nosso redor e as pessoas que nos acompanham nesta vida.

Hoje vi uma variação desses joguinhos e postei lá no meu Facebook. É bobinho, mas fez eu perder cinco minutos da minha manhã pensando em quantos amigos eu tenho e qual foi a importância deles em cada fase da minha vida. Eu me dei conta de que já tive muitos amigos importantes, que principalmente me fizeram rir, se divertiram comigo, partilharam viagens para lugares legais e muita conversa fiada.

Boa parte sumiu, com os anos. Ou diminuiu a frequência de visitas. É aquela coisa sobre a qual já escrevi: num belo dia, viramos uma página e iniciamos numa folha novinha em folha, onde novas aventuras são impressas. Em alguns casos, podemos passar 20 meses sem ver alguém e, ao reencontrar, será sempre especial. A tecnologia ajuda a distância a ser menos significativa, mas os encontros ainda me parecem mais relevantes.

Mas uma coisa me dei conta, ao preencher a tabela: aqueles que estão ali para todas as horas, nas boas e ruins, em quem posso realmente confiar, são principalmente minha família e meu companheiro. Os amigos, geralmente, têm suas próprias lutas, suas preocupações. Não estão muito interessados em perder tempo ajudando a gente a resolver a nossa luta pessoal.

Quer fazer essa reflexão também? Copie a tabelinha abaixo e espalhe entre os membros do seu círculo privilegiado 😀

amigos

Atenção: no Facebook, só é possível marcar um amigo uma única vez. Então pense bem onde colocar cada um.

Anúncios

4 comentários sobre “Amigos para cada hora

  1. Rodrigo, minha irmã e meus primos teriam bem destaque nessa lista, mas te uns amigos que estão sempre por perto também e é tão bom quando a gente se dá conta de que tem um amigo que está do seu lado desde não se sabe quando!!!! Ou quando a gente reenconta um depois de uma década e meia e retoma a conversa como se ela tivesse começado ontem! A amizade é uma dádiva.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s