Ir para conteúdo

É a desigualdade, estúpido!

texto de José de Souza Castro:

Quando se fala em desigualdade e má distribuição de renda, pensa-se logo no Brasil. Mas temos a quem puxar, como mostram Dave Gilson e Carolyn Perot, no artigo intitulado “É a desigualdade, estúpido: 10 imagens que explicam tudo o que anda mal nos Estados Unidos”. O artigo pode ser lido AQUI.

Resumindo: os arquimilionários ficaram com um volume enorme da riqueza produzida nos Estados Unidos nos últimos 30 anos. A renda média anual de 90% das famílias americanas – aquelas situadas na base da pirâmide econômica – era de 31.244 dólares em 2008, contra 27 milhões de dólares da renda familiar dos arquimilionários que compõem 0,1% da população.

Os 10% mais ricos detêm dois terços do patrimônio nos EUA. A parte do leão dos ganhos das últimas três décadas ficou com aqueles 1% mais ricos. Pior: a distribuição da renda é muito mais desequilibrada e desigual do que pensa a população do país. Ou seja, o fenômeno é pouco divulgado nos Estados Unidos.

Os 10 congressistas mais ricos do Congresso Americano votaram, todos, pela prorrogação, no governo Obama, dos cortes fiscais decididos no governo Bush. Entre esses 10, cinco são senadores e cinco deputados. Os senadores mais ricos são todos democratas e os deputados são três republicanos e dois democratas. Seu patrimônio varia de 120 milhões de dólares a 912 milhões.

Nunca na história os mais ricos ganharam tanto como agora. Um diretor executivo de empresa ganha 185 vezes o que ganha o trabalhador, na média dos EUA.

O imposto sobre a renda nos Estados Unidos começou a ser cobrado em 1913. A taxa era de 1,6%. Ela foi subindo até chegar a 66,4% em 1945, no esforço de guerra, e depois começou a cair: 55,3% em 1965, 47,7% em 1982, 36,4% em 2000 e 32,4% em 2010.

Os 1% mais ricos ganharam um total de 673 bilhões de dólares por ano em média, de 1979 a 2005, enquanto os 20% mais pobres perderam anualmente 136 bilhões de dólares.

É o neoliberalismo, estúpido!

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: