Quem são nossos leitores

Este blog não existiria (ou persistiria) há tanto tempo se não tivesse leitores tão especiais e qualificados, que nos estimulam a tocar o barco diariamente. São mais de 1 milhão de acessos de visitantes desde a criação da página, mais de 600 assinantes que recebem os posts por email ou leitor de feeds e quase 4.000 seguidores nos perfis do Facebook e Twitter do blog.

Esses leitores nos prestigiam com muitos comentários (já são quase 10 mil), além de envio de artigos para publicação no blog e participação nas enquetes, nos debates e nos desafios que sempre propomos.

Para conhecer melhor a opinião e o perfil desses leitores, fiz um pequeno questionário, que distribuí por e-mail aos assinantes do blog e também deixei fixo aqui na página, para quem quiser responder. A partir dos dados que recebi dos leitores mais assíduos, pude traçar o seguinte perfil, que muito me encantou:

  • 80% dos que responderam são assinantes (62% por email e 38% por leitor de RSS)
  • 31% ficaram sabendo do blog por mim (ou seja, me conhecem de alguma forma), 15% descobriram fazendo uma busca no Google, 13% viram o blog no Twitter, 9% viram no Facebook, e o restante, foi de outras maneiras.
  • 33% leem o blog diariamente! Fiquei muito feliz com isso, porque é um terço do total:)29% leem quando o assunto chama a atenção; 24% leem umas 3 vezes por semana; 10% leem semanalmente e só uma pessoa diz que lê “raramente”😉
  • Acrescentei depois a pergunta “Há quanto tempo você lê o blog”, então poucas pessoas responderam isso. A maioria delas me acompanha de seis meses há um ano.
  • 54% gostam de ler todas as categorias, sem preferência especial por um assunto específico. 18% gostam de comentários sobre o noticiário em geral. As outras categorias tiveram percentuais baixos. Ou seja, a maioria gosta dessa mistureba de assuntos do blog 😀
  • A nota média que o blog recebeu, de 0 a 10, foi 9,06 \o/
  • A maioria dos leitores estão na minha faixa etária: 36% deles têm entre 25 e 35 anos. 26% têm entre 35 e 45 anos; 11% têm entre 45 e 55 anos; 10% têm entre 55 e 65 anos; 5% têm mais de 65 anos; 7% dos leitores têm entre 18 e 25 anos e só 2% têm menos de 18 anos.
  • 54% são mulheres; 46%, homens
  • 40% são pós-graduados; 28% têm curso superior completo; 7% têm mestrado, doutorado ou pós-doutorado; 11% são estudantes de curso superior; 7% têm segundo grau completo; os outros 7% têm ensino técnico ou ainda estão no colégio.
  • Outro dado que me surpreendeu foi como os leitores estão pulverizados em várias regiões do país: 34% são de Beagá (minha terrinha); 20% são de São Paulo (cidade onde comecei o blog); 10% são de outra cidade do Sudeste; 10% são do Nordeste; 9% são do Centro-Oeste; 9% são do Sul; 5% de outra cidade de Minas e 3% do Norte.
  • Já as profissões foram das mais variadas, o que também achei incrível! Tem uma boa quantidade de jornalistas, mas também professores, advogados, administradores, bancários, publicitários, RPs, arquitetos, desenhistas, engenheiros, analistas de sistemas… E até uns com profissões mais raras, como cientista, biomédico, taquígrafa, policial civil, mecânico de caminhões. Fiquei muito muito feliz com essa diversidade de pensamentos interessados pelo blog! 😀

Quer responder ao censo e também me contar quem é você? CLIQUE AQUI! Leva só 5 minutinhos 😉

Se preferir, você pode mandar seu feedback por e-mail ou deixar aí nos comentários 😀

 

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Anúncios