- Texto escrito por José de Souza Castro
Enquanto o mundo se distrai com a guerra que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz comandar contra o Irã, sua família faz planos para construir, numa ilha de 1.400 hectares do mar Mediterrâneo, uma série de resorts e hotéis de alto luxo. A ilha pertence à Albânia, um dos países mais pobres da Europa.
O projeto foi divulgado por Ivanka Trump, filha de Trump, e seu marido Jared Kushner, e imediatamente provocou reações entre ambientalistas e protestos de rua na Albânia, que já duram mais de dez dias.

Veja algumas notícias de portais da Albânia, em ordem cronológica:
- Albania’s Zvernec Revolt (publicado pelo Tirana Times em 3.6.2026)
- Albânia: protestos contra polémico resort ligado à família Trump no terceiro dia (publicado pelo Euro News em 4.6.2026)
- Protests Against Zvërnec Resort Project Spread Across Albanian Cities (publicado pelo Albanian Daily News em 6.6.2026)
- Albânia: o que é a ‘ilha Kushner’ e por que motivo gera protestos (publicado pelo Euro News em 8.6.2026)
- Kushner’s Sazan Island Project Under Scrutiny (publicado pelo Tirana Times em 9.6.2026)
- Albânia: polémico projeto em ilha desabitada gera vaga de desinformação (publicado pelo Euro News em 9.6.2026)
- Rama: Sazan Island Remains Public Property Amid Ongoing Investment Talks (publicado pelo Albanian Daily News em 9.6.2026)
A Avaaz, uma das maiores comunidades de ativistas em todo o mundo, também iniciou uma campanha contra os planos dos Trump. Como um de seus milhares de assinantes, recebi sua mensagem pouco depois das 15h desta terça-feira (9).
A ONG afirma que quando seu documento atingir 500 mil assinaturas, ele será enviado ao primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, para pedir proteção à ilha de Sazan “contra a família Trump”.
Quando assinei, às 15h50, já havia mais de 338 mil assinaturas. Diz a mensagem da Avaaz aos assinantes:
“Há alguns dias, quando moradores da paradisíaca costa sul da Albânia foram caminhar pela região, eles encontraram grandes cercas com arame farpado bloqueando a passagem. Máquinas pesadas já estavam escavando a areia.
Ao tentarem enfrentar os seguranças particulares, eles foram arrastados para fora à força. E foi então que os protestos começaram.
A natureza é um bem de todos, não um produto de luxo à venda para quem pode pagar mais. Neste momento, os albaneses estão lutando sozinhos por esse direito contra uma das famílias mais ricas do mundo: os Trump.
Vamos nos juntar a eles e ajudar a garantir uma vitória monumental para a natureza. Quando atingirmos 500 mil assinaturas, faremos com que o primeiro-ministro Edi Rama receba esse apelo e exija a suspensão total do projeto.“


Vamos? Não seremos poucos. Segundo a Avaaz, a imprensa internacional não ficará alheia à nova ameaça de Trump.
A CNN, por exemplo, já fez uma grande reportagem a respeito desse projeto, que Ivanka Trump localizou numa “incrível e belíssima ilha privada de 1.400 hectares no meio do Mediterrâneo, além de cerca de oito quilômetros de litoral albanês destinados à construção de resorts e hotéis”.
A BBC também noticiou, e seu texto já foi reproduzido em outros portais, como o g1.
Minha esperança é não encontrar tão cedo um projeto semelhante ao da filha de Trump situado num paradisíaco pedaço do Brasil.
***
Você também vai se interessar por estes posts:
- O que eu queria dizer sobre a invasão dos EUA na Venezuela
- Primeiro ano do retorno de Donald Trump tem 46 ações contra a imprensa; veja cronologia
- The Economist diz que Brasil dá lição de democracia aos Estados Unidos
- As 9 mentiras de Donald Trump na carta a Lula
- O tarifaço de Trump e os limites do poder dos Estados Unidos
- Noam Chomsky: Bolsonaro e Trump são piores que Hitler
- Capas de revistas, charges e a política nazista de Donald Trump
Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de José de Souza Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



