‘Projeto Flórida’: Uma baita história totalmente desperdiçada

Não vale a pena ver: PROJETO FLÓRIDA (The Florida Project)
Nota 4

Crianças irritantes, diálogos vazios, bastante palavrão, uma pobreza meio farta para olhares brasileiros, que vemos contrastes bem mais tristes em qualquer esquina, roteiro mal aproveitado e um dos piores finais que já vi na vida, tanto em termos de técnica (todo feito com iPhone, de um jeito que ficou bem tosco) quanto de solução.

Isso foi Projeto Flórida para mim. Pra piorar, o personagem de Willem Dafoe é mesmo muito legal, o ator está bem, mas não acho que se destaque a ponto de merecer a única indicação ao Oscar que o filme teve, de melhor ator coadjuvante. Talvez a novata Bria Vinaite, que interpreta a mãe rebelde Halley merecesse mais do que ele. A pequena Brooklynn Prince, que faz a Moonee, protagonista do filme, também se saiu bem. E só.

O mais legal do filme seria mesmo explorar a ideia de que existem muitas pessoas na penúria, num mundo que é o oposto do glamour e da magia vendidos por Orlando para o mundo todo. Mas o contraste nunca é mostrado — exceto por uma cena curtíssima de um casal em lua-de-mel e outras intervenções muito dispensáveis de helicópteros sobrevoando a área. “Projeto Florida” é como a Disney World era chamada quando ainda estava sendo construída, mas isso a gente tem que ler por fora ou deduzir, porque o filme não chega a mostrar. Fiquei com a impressão de que uma grande história foi totalmente desperdiçada.

O que sobrou foi só a mãe desajuizada e a filha captando os exemplos errados, nas barbas do conselho tutelar. E isso, sem toda a promessa que esperávamos, é muito pouco.

Assista ao trailer do filme:

Leia também:

faceblogttblog

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s