Ir para conteúdo

“E quem é que vai me fazer rir?”

Para ver no cinema: O PALHAÇO

Nota 8

Você já se pegou pensando se está fazendo da sua vida o que realmente gostaria? Se está vivendo como deveria, se está trabalhando com o que te faz bem, se seu papel no mundo é aquele mesmo?

E isso te dá insônia, te deixa zonzo, te exaure?

Fique tranquilo: todo mundo se pergunta tudo isso vez ou outra. É parte da nossa condição de humanos questionar a vida que levamos.

O filme “O Palhaço” não é sobre circo, nem é sobre graça, embora haja muitas piadas e momentos engraçados costurando a história mais profunda e triste e pesada por detrás.

O filme é sobre todos esses questionamentos. E quem os faz é o protagonista Pangaré. O homem que faz todos rirem mas é incapaz de esboçar um sorriso. O conflito ambulante, o paradoxo de nariz vermelho e sapatos imensos.

Toda a dúvida que ele tem inunda o filme, mas, graças aos ótimos personagens adjacentes, da cabra do prefeito ao produtor de arroz, do vendedor de mapas ao irmão do mecânico, do filho do prefeito ao gato do delegado, além, é claro, de toda a trupe que “enterra o morto” dia após dia, cativa a todos em cada canto (de Minas ;)) e passa por perrengues de todas as ordens, a história corre mais leve.

Saímos da sessão com duas ideias bem claras: precisamos relembrar, a todo instante, quem somos. O gato bebe leite, o rato come queijo, e nós? E, se algo está nos puxando para baixo, temos que descobrir o que é, arriscar outras coisas, ganhar perspectiva e correr atrás. Sabendo que podemos quebrar a cara no caminho, mas que o alvo final é definitivo.

Desculpem por não explicar melhor o filme, mas é que é melhor vê-lo despreparado, sem expectativas, como eu fui. Como deve ser sempre. Para achar intrigante ver um ventilador logo no título inicial…

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

4 comentários em ““E quem é que vai me fazer rir?” Deixe um comentário

  1. Eu adorei o filme. Engraçado e triste ao mesmo tempo. E é lindo ver a descoberta do Pangaré. Sem falar que o Selton Mello é um mega ator, gosto muito.
    Adorei seu texto.
    bjs

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: