Ir para conteúdo

Gosta de blues?

Barbearia de blues em 20/10/2007

Em 2007 eu comecei a fazer aulas de gaita com o professor Leandro Ferrari, de Beagá. Queria aprender a tocar blues.

Aos poucos, fui percebendo que o número de gaitistas e de blueseiros da cidade era tão pequeno que praticamente todos se conheciam. E comecei a ficar amiga desse pessoal.

Um dos mais apaixonados pelo gênero é o Leonardo Kenji (esse que aparece tocando gaita na foto acima), que, além de conhecer todo mundo, criou o grupo Gaita BH, toca um blog sobre gaita e trouxe ao Brasil a ideia da Barbearia de Blues, que ele conheceu em Washington.

A barbearia que frequentei em Beagá em 2007 era uma roda de músicos que se encontravam todo sábado à tarde no Solar, um buteco que existia (ainda existe?) na Santa Tereza. Cada um levava o instrumento que sabia tocar, ou a letra que sabia cantar, ou (no meu caso) os ouvidos para degustar. Às vezes iam três pessoas, às vezes 30, mas sempre tinha alguém. E a gente ficava lá, das 17h às Xh, só ouvindo música e tomando cerveja e conversando. Era muito bom!

Eu fiquei tão empolgada que decidi criar um programa de rádio chamado Barbearia de Blues, que traria músicas, mas também histórias sobre o gênero. Apresentei o projeto à rádio UFMG Educativa (104,5 FM) e eles toparam. Eu ainda estudava e trabalhava e não era raro ter que invadir minhas madrugadas só pesquisando em livrões pesados sobre o blues e escrevendo o material, que seria gravado, uns sete de uma vez, no dia que eu tivesse tempo de ir ao estúdio.

Cada programa tinha de dez a 15 minutos de duração e era transmitido às 23h, de segunda a sexta. Consegui deixar três meses prontos, antes de me mudar para São Paulo e ter que dar fim ao projeto. Quando me mudei, coincidiu de a Barbearia do Kenji também terminar, porque todos se envolveram em outros projetos pessoais ou profissionais.

Coloquei parte dos programas no site http://barbeariadeblues.mypodcast.com, que ainda atualizo de vez em quando. Daqui a umas semanas, não haverá mais material novo para eu colocar lá, mas acho que já consegui resumir bem a história do blues nesses programas, colocando os maiores ícones, algumas descobertas que fiz de músicos ao redor do mundo, curiosidades etc.

Se você gosta de blues, ou quer conhecer um pouco mais a respeito, VEJA LÁ 🙂

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

3 comentários em “Gosta de blues? Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: