‘Olhos D’água’, de Conceição Evaristo: protagonismo negro

Ilustração de Aron Balmas na capa do livro Olhos D'água, de Conceição Evaristo
Ilustração de Aron Balmas na capa do livro Olhos D'água, de Conceição Evaristo

Este foi o primeiro livro que li da imortal Conceição Evaristo, mineira de BH que migrou para o Rio, recém-empossada como primeira mulher negra na Academia Mineira de Letras.

São 15 contos bem curtos, alguns com apenas quatro páginas, que têm em comum o protagonismo de personagens negros – principalmente mulheres.

As histórias abordam situações de desigualdade social, preconceitos diversos, racismo, sexismo, homofobia, miséria, penúrias, violência. O cenário, quase sempre, é nas favelas.

Não espere nenhum sopro de respiro ou leveza: é tudo extremamente duro por estas poucas páginas. Como dura é a vida de boa parte da população negra no Brasil.

Uma coisa que gostei bastante foi da narrativa de Conceição, de sua capacidade de nos fazer entrar rapidamente na cabeça das personagens, com um texto muitíssimo bem escrito, uma prosa cheia de poesia e uma certa medida de suspense, ao ir entregando a solução da história aos pouquinhos, e não de uma tacada só.

Só os desfechos me pareceram demasiadamente (e por vezes desnecessariamente) amargos, como nas histórias Lumbiá, Zaíta Esqueceu de Guardar os Brinquedos, Di Lixão e até Os Amores de Kimbá.

A leitura requer estômago forte, porque sobram mortes e tristezas.

Mas isso é um lembrete válido de que a vida tem esse lado para o qual não queremos olhar. Mas que está lá, sempre esteve.

A obra ganhou o prêmio Jabuti em 2015 e já está em sua vigésima reimpressão.

Capa do livro Olhos d'água, de Conceição Evaristo“Olhos D’Água”
Conceição Evaristo
ed. Pallas
114 páginas
R$ 27,20 na Amazon (preço consultado na data do post; sujeito a alterações)

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

Deixar um comentário