Ir para conteúdo

‘King Richard’: a história do pai e coach das melhores tenistas do planeta

Vale a pena ver: KING RICHARD: CRIANDO CAMPEÃS
Nota 8

 

A família Williams: 5 mulheres incríveis e Richard

 

 

Por sua excelente performance biográfica de Richard Williams, Will Smith, que também produz este filme, já levou o Globo de Ouro, o Bafta, o prêmio do sindicato dos atores, dentre vários outros. Muito provavelmente vai receber seu primeiro Oscar também.

Um dos grandes méritos de “King Richard” é este ator maravilhoso que encarna o papel de um pai/coach exigente ao extremo, mas também brincalhão e carinhoso com as filhas, que às vezes parece um lunático preso a um plano megalomaníaco, às vezes parece burro em sua teimosia, mas prova ter as estratégias mais inteligentes e sábias.

Ele ensina suas filhas Serena e Venus a se tornarem campeãs mundiais de tênis – um esporte dominado por uma elite branca –, mas também as ensina que é importante estudar, ter notas boas na escola, que não podem perder a infância em meio a pressões excruciantes, que não devem ficar se gabando depois de uma vitória, que é importante se manter humilde, e que elas estão ali, mais que para competir, para se divertir. Ah, sim: mas com a grande responsabilidade em suas costas de estarem abrindo portas para todas as outras meninas negras do planeta, que passariam a admirá-las e a se espelhar nelas.

 

Leia também:

 

Claro que é provavelmente injusto que o mérito de duas meninas excepcionais seja reduzido ao treinamento obstinado de um homem, o pai delas. Essa lebre é levantada quando a mãe delas, interpretada pela também ótima Aunjanue Ellis, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, grita em uma cena sobre a importância que ela teve nos trabalhos com as filhas, tanto quanto o marido. E é ela também quem diz a ele que é fundamental deixar que a própria Venus Williams tome as decisões sobre sua carreira, em última instância.

O que temos nesta história é, então, um sexteto de mulheres incríveis que recebem uma superproteção de um pai meticuloso, otimista e ambicioso, que a cada duas ou três frases parece estar saltando de um livro de autoajuda. O que pode parecer pedante, mas faz sentido se você cresceu sendo agredido seja por membros da Ku Klux Kan seja pela polícia. Se você é negro, o mérito tem que ser demonstrado em dobro, ele parece querer dizer.

 

“LOOK HOW WE’VE BEEN FIGHTING TO STAY ALIVE
SO WHEN WE WIN WE WILL HAVE PRIDE
DO YOU KNOW HOW MUCH WE HAVE CRIED
HOW HARD WE HAD TO FIGHT”

Esse é o trechinho da canção original de Beyoncé, “Be Alive”, escrita para o filme e também indicada ao Oscar (ouça abaixo). Linda (como, aliás, toda a trilha sonora), ela reflete muito bem tudo o que Richard Williams defendia em suas palavras e ações.

 

 

Filme biográfico assim corre o risco de transformar os biografados em heróis, de forma exagerada. Mas acho que não foi o caso com Richard. Ele nem sempre é pintado como um cara incrível. Mas certamente tem mostrado seu papel fundamental na existência dessas duas jovens que impressionaram o mundo dos esportes.

Além disso, como é bom ver um filme que mostra uma história real de crescimento e superação! Dá a impressão de que todos nós podemos, se quisermos, fazer a diferença no planeta. (O que não é verdade, mas é sempre algo bom de pensar).

Com essa mensagem, será que o filme tem chances de ganhar também pelo roteiro original, pela edição e até o maior prêmio da noite? Veremos no dia 27!

 

Assista ao trailer do filme:

 

Leia também:

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblog
ttblog

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: