Contribuição de leitor: um pouco de filosofia

Depois de receber o conto romântico de Sue Amado, o blog recebeu outra contribuição de um leitor — desta vez, uma resenha da última edição da revista “Artefilosofia”, publicada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Douglas Garcia, que nos apresenta a revista, é doutor em filosofia pela UFMG e professor de teoria crítica na UFOP (este blog tem uns leitores muito chiques, hein! 😀 ).

Vamos ao texto dele:

n18“O progresso tecnológico tem um sentido? Devemos avaliar nossas vidas somente por nosso desempenho no trabalho? A natureza tem valor em si mesma, independente de sua utilidade para nós? Nossa relação afetiva com o mundo é menos importante do que nossa capacidade de conhecer? Perguntas que atravessam a obra de Herbert Marcuse.

Herbert Marcuse (1898-1979) foi um filósofo alemão de origem judaica. Forçado a emigrar para os Estados Unidos com a ascensão do nazismo, desenvolveu extensa obra nos campos da teoria social, da filosofia da cultura e da estética. Escreveu dois dos clássicos da filosofia do século XX: “Eros e Civilização” (1955) e “O homem unidimensional” (1964).

Sua obra é associada com o trabalho colaborativo desenvolvido nos anos trinta e quarenta do século passado pelo Instituto de Pesquisa Social, da Universidade de Frankfurt – movimento intelectual que recebeu o nome de “Escola de Frankfurt”.

Na base do pensamento de Marcuse encontra-se a tentativa de pensar experiências decisivas do século XX: a ascensão do nazi-fascismo, a ameaça nuclear, o impacto da tecnologia nas formas de vida contemporâneas e a degradação planetária do meio-ambiente.

A “Revista Artefilosofia” é uma publicação do Programa de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte da UFOP. Em seu número atual (18), ela traz uma série de artigos de conhecidos especialistas brasileiros e estrangeiros na obra de Marcuse, que abordam diversos aspectos de seu pensamento, como a relação com a psicanálise, a arte e a cultura contemporânea, com destaque para seu livro “O homem unidimensional”. Todos os artigos estão disponíveis online em www.raf.ufop.br.”

Fico pensando: como seria ótimo se todos mergulhassem um pouco mais nos pensamentos de grandes filósofos para ver se a verborragia cheia de ódio desta era da internet ganharia um pouco de lucidez… A leitura desta revista pode ser um bom começo! 😉

Você também quer enviar um texto para o blog? CLIQUE AQUI e compartilhe comigo! Pode ser conto, crônica, poema, reportagem, resenha (de filme, livro, CD, show, restaurante…), artigo de opinião, divagações etc. Vou avaliar e, a menos que não tenha nada a ver com a proposta do blog, seu trabalho será publicado aqui nesta categoria dos textos enviados por leitores.

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Anúncios

2 comentários sobre “Contribuição de leitor: um pouco de filosofia

  1. Achei interessante ver que as perguntas de um filosofo que morreu em 79 ainda são tão atuais. Vou buscar mais sobre o trabalho dele. Sobre o conto nossa…muito bom mesmo.Que venha mais, ta bem legal.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s