Um cantinho de boca levantado diz tudo

Para pegar na locadora: AMORES INVERSOS (Hateship Loveship)

Nota 8

amoresinversos

Imagine uma capiau, no sentido mais inerente da palavra, que desde a adolescência trabalha como doméstica (cuidadora de idosos, faxineira). Tímida, recatada, silenciosa, monossilábica, ela pouco saiu de casa, conheceu poucas pessoas. Sua vida se resumia à incansável lida dentro de casa.

Ela vai parar em uma casa com os conflitos familiares de praxe. E sua vida provavelmente seguiria da mesma forma pacata de antes, não fosse o fato de duas adolescentes — a neta do dono da casa e sua amiga — tramarem uma história que a faz se apaixonar pelo pai da menina, sem que ele saiba.

Esse é o ponto de partida do filme “Amores Inversos“. Mas você não vai conseguir adivinhar o ponto de chegada, e muito menos o que vai acontecer até lá. O mais legal do filme é seu roteiro imprevisível, com o tempo ora correndo devagar demais, ora correndo vários meses, com uma paradeza e uma angústia intercaladas como poucos contadores de história sabem fazer.

“Que situação!”, eu me pegava pensando, vez por outra. “E agora?” “O que eu faria se fosse comigo?” O filme nos faz pensar, mas é, ao mesmo tempo, uma história de amor — embora totalmente diferente das histórias de amor que costumamos ver no cinema.

E os atores são excepcionais. Guy Pearce (“Amnésia”) dispensa apresentações, mas o destaque fica por conta da protagonista, Johanna, interpretada por Kristen Wiig. Ela quase não fala e, de tão contida, pouco extrava seus sentimentos e expressões, mas basta um cantinho de boca levemente levantado para mostrar a satisfação da personagem — e isso é algo que poucos atores conseguem fazer.

Pra melhorar ainda mais, a trilha é ótima, cheia de country, e preenche vários momentos importantes do filme.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s