Por onde você anda?

Já reparou por onde anda pisando?

Não sei se é porque sou míope, como contei aqui anteontem, mas sempre tive o hábito de andar olhando para o chão. Meu pai, nascido e criado na roça, foi quem me ensinou: é bom saber por onde está andando, para poder desviar dos percalços que surgirem no caminho — como cobras, pedras, corpos e dejetos. As ruas são cheias de perigos.

Nessas andanças cabisbaixas, já vi muita calçada bonita na vida, muito ladrilho, pedrinha e pintura bem feita. E, claro, muito buraco e rachadura também. Já fiz muita matéria sobre calçadas, desde os tempos de estagiária, e quando cobria trânsito e transporte, fiz questão de abordar o assunto — porque tem muito especialista que defende que queda na calçada é uma forma de acidente de trânsito, assim como batida de carro. Sem falar na questão da acessibilidade…

Mas meu olhar era muito mais prático do que poético. Nunca pensei em sair fotografando o chão que eu piso. E foi essa a ideia genial que a amiga jornalista Paola Carvalho teve.

Ela decidiu criar uma página no Facebook, Chão que eu Piso, e colocar as fotografias que fez de chãos por onde já passou. E não só isso: ela informa direitinho o endereço daquele piso e toda a história por trás dele.

Por exemplo, vejam só este:

Fotografia de Paola Carvalho

Todas as fotografias: Paola Carvalho

Ele está lá no Cine Theatro Brasil, em plena Praça Sete, centrão de Beagá. E Paola nos conta que foi inaugurado em 1932, no prédio projetado pelo arquiteto Alberto Murgel, o primeiro na cidade “com influência do estilo Art-Déco, inspirado na arquitetura francesa, com volumes geométricos definidos”.

E ela segue explicando várias coisas sobre outros pisos, como estes:

piso1 piso2 piso3 piso5Achei a ideia genial.

Se você também achou, visite lá a página dela, dê uma “curtida” (pra poder acompanhar as atualizações) e aprenda um pouquinho mais sobre onde você anda pisando 😉

Anúncios

5 comentários sobre “Por onde você anda?

  1. Hum… tem a ver com o chão, com o calçado e com as unhas…eheheh!
    Dever ser uma página muito interessante, mas acontece que eu não sou fã do facebook.

    Um boa semana de trabalho!

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s