Quem somos nós?

À esquerda, eu escrevendo em 2006. À direita, eu sigo escrevendo, em foto de 2016. Que eu nunca pare de fazer a coisa que mais gosto nessa vida! :) Fotos: arquivo pessoal
À esquerda, eu escrevendo, em foto de 2006. À direita, ainda escrevendo, em foto de 2016. Que eu nunca pare de fazer a coisa de que mais gosto nessa vida! 🙂

Assino @kikacastro na internet desde que era adolescente, mas, profissionalmente, sou creditada na imprensa como Cristina Moreno de Castro. E quase todo mundo que me conhece me chama de Cris. Pode escolher seu jeito favorito de me chamar 😉

Sou jornalista desde que me entendo por gente, embora também já tenha sido bancária, atleta de natação e até atriz mirim.

Eu me formei em Comunicação Social pela UFMG, com habilitações em jornalismo e relações públicas, em 2007. Hoje sou jornalista multimídia, com experiência – em reportagem ou edição – em internet, impresso, rádio, TV, vídeos e redes sociais. Também atuo em treinamento de novos jornalistas e tenho experiência em gestão de pessoas e coordenação de equipes.

Esta foi minha agitada vida profissional nos últimos anos:

  • De março de 2008 a setembro de 2012, trabalhei como repórter da “Folha de S.Paulo”.
  • Na volta a Beagá, atuei brevemente como repórter do g1 Minas.
  • Entre janeiro de 2013 e julho de 2016, estive no jornal mineiro “O Tempo”.
  • Depois fui editora-chefe da plataforma multimídia “Canguru” por dois anos.
  • Passei brevemente pela edição da revista “Leite Integral“.
  • Em outubro de 2018, retornei ao jornal “O Tempo”, como editora-adjunta do Núcleo de Cidades e depois do portal.
  • Em março de 2020, retornei ao g1 Minas, desta vez como editora-chefe, onde fiquei até julho de 2022, quando pedi demissão.
  • Fora de uma redação pela primeira vez desde a formatura, trabalhei na agência Prosperidade Conteúdos de agosto de 2022 a janeiro de 2024.
  • Foi quando assumi a função de editora-executiva de digital no jornal “Diário do Comércio”.

Também já passei por outras empresas, como se vê no LinkedIn ou no Lattes. Parte do meu portfólio como repórter e editora pode ser acessada aqui no blog.

Mas este blog é pessoal, nada tem a ver com a empresa onde eu estiver atuando no momento.

A blogosfera faz parte da minha vida há muuuuito tempo, desde seus primórdios: sou blogueira desde 2003, quando fundei o “Tamos Com Raiva“, que durou mais de cinco anos e tratava principalmente de política. Também ajudei a editar, por mais de três anos, o blog “Novo em Folha“, da Editoria de Treinamento da “Folha de S.Paulo”, voltado para estudantes e professores de jornalismo. Também contribuí com o blog da Prosperidade Conteúdos. Este Blog da Kika, fundado no Natal de 2010 como um hobby, já foi reproduzido no portal “O Tempo”, no site da Canguru e esporadicamente no Brasil Post e no site da Revista Fórum.

Gosto de um monte de coisas extrajornalismo, que ajudam a preencher os posts deste blog: literatura, música, cinema, fotografia, humor, bares, poesia etc. Mas inevitavelmente abordo também o noticiário do dia. Este blog é um verdadeiro portal, com diversas editorias, e posts com reportagenstutoriaisanálises, resenhas, crônicas, contos, fábulasentrevistas, poemas, fotos, vídeos ou pura divagação 😉

Já escrevi três livros, dos quais dois estão disponíveis para download gratuito na Biblioteca do Blog.

Mineira de Beagá, estive por quase cinco anos na Terra Cinza (popularmente conhecida como São Paulo), mas, no fim de 2012, retornei à terrinha.

Tenho 38 anos e, desde dezembro de 2015, estou aprendendo a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz 🙂


IMGP1210Conto com a ajuda do meu pai, José de Souza Castro, 79. Ele é jornalista desde 1972, com passagem, como repórter, redator, editor, chefe de reportagem ou chefe de redação de sucursal, pelo Jornal do Brasil (16 anos), Estado de Minas (1), O Globo (2), Rádio Alvorada (8) e Hoje em Dia (1).

Em outubro de 2003, fundou a empresa Flexis Consultoria e Comunicação, que já teve como clientes, dentre outros, a Fiat Automóveis, o Grupo Gerdau, o Sebrae Minas, a Faemg, a Fiemg, a Fundação Dom Cabral e a Câmara Brasil-Alemanha.

Ele escreveu os editoriais do jornal mineiro “Hoje em Dia” de junho de 2012 a junho de 2014, quando decidiu “se aposentar”, de vez, da vida nas redações de jornais.

Na minha humilde opinião, ele é o melhor jornalista que já passou por Minas Gerais!

É autor de seis livros (fora vários outros, como ghost-writer), cinco deles disponíveis para download gratuito na Biblioteca do Blog.

Todos os posts do meu pai podem ser lidos na seção “Artigos do meu pai”.

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

9 comentários

    1. Bom dia! rs
      Uai, até onde sei, foi o Grupo Bell que comprou o Hoje em Dia. Eles são o mesmo da rádio 98 FM, aqui de BH. Mas desconheço essa informação de que o Aécio seja um dos donos. Bom, posso estar enganada, nunca procurei saber também 🙂 abração

      Curtir

  1. Olá, Kika

    Tudo bem com você?

    Estava navegando por alguns blogs e tive o prazer de encontrar sua página e conhecer um pouco sobre o seu trabalho. Parabéns pelo conteúdo.

    Gostaria de saber se além de suas ótimas matérias, você estaria disponível a ajudar as pessoas que acessam o seu site também com vagas de emprego, através do Plugin de vagas do sine, site gratuito.

    Trabalho no site sine.com.br, se houver interesse, por favor, retorne contato.

    Abraço.

    Curtir

  2. Estava navegando pelo site, e encontrei você, espero que possamos nos comunicar mais vezes seguidas. Adorei seus comentarios, eu poderei quem sabe dar o meu também.
    Ficarei no aguardo

    Curtir

  3. muito bom seu blog, de tantas coisas citadas, me chama a atenção a rádio Alvorada, e a Folha, legal seu pai trabalhar em conjunto,tenho uma filha jornalista que também insiro algumas notas, cheguei até você pelo blog do Ricardo Fiuza.Mito boa a matéria sobre o Francisco/hermano, verdadeiro hermano.boa sorte e continue nesse bom caminho.

    Curtir

Deixar um comentário