‘Pinóquio’: não é bom nem para adultos nem para crianças

PINÓQUIO (Pinocchio)
Nota 5

Assisti a este filme já faz algum tempo, se não me engano em janeiro, então não sei se minha memória ainda guarda muita coisa dele. É por isso que sempre gosto de escrever as resenhas logo depois de ver os filmes, mas, infelizmente, desta vez não fiz isso e agora me vejo impelida a fazer depois que “Pinóquio” recebeu duas indicações ao Oscar.

O que posso dizer é que não foi um filme que me causou bem-estar enquanto o assistia. Em vários momentos eu fiquei entediada ou mesmo irritada com o andar da história. Ele estava classificado para 10 anos, mas levei meu filho para ver porque já fazia mais de um ano que não íamos ao cinema, era o único infantil que tinha lá e ele já viu outros filmes de 10 anos que não tiveram qualquer problema.

Mas, afora a emoção de entrar num cinema depois de tanto tempo (e até que não me senti insegura naquele momento, porque só tinha mais umas três pessoas na sala além da gente), o filme não me emocionou nem um pouco.

Pra começo de conversa, fiquei com a sensação de que não era nem para crianças nem para adultos. A cena do Pinóquio enforcado em uma árvore me deu calafrios e me fez pensar que não, definitivamente isso não é filme para criança, mas, por outro lado, todo o resto me pareceu extremamente infantil e difícil de acompanhar. Os personagens eram bastante caricaturais e até o Roberto Benigni estava bastante irritante e pouco convincente em seu Geppetto.

Em resumo, um filme excessivamente com cara de fábula, mas com tons sombrios demais para o público-alvo que deveria assistir. O diretor Matteo Garrone disse que isso foi intencional e que os adultos criticaram mais do que as crianças. Bom, então tá.

Em respeito ao fato de que meu filho realmente pareceu ter gostado, ao final, dou uma nota que faz o longa quase passar de raspão. E também porque as duas categorias em que ele concorre ao Oscar – figurino e maquiagem – foram realmente o destaque. A maquiagem no Pinóquio levava três horas para ser aplicada, e o resultado ficou mesmo diferente de qualquer tipo de adaptação do gênero, como dá para ver pelas fotos.

Enfim, não é um filme que eu veria de novo, embora o trailer venda essa história cheia de fantasia incrível. É bonito, sim, mas difícil de encarar por mais de duas horas.

 

Veja o trailer do filme:

 

Transforme sua TV em smartTV com o aparelho da Amazon Fire TV Stick.

Clique aqui para ver filmes pelo Amazon Prime

 

Leia também:

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

5 comentários

  1. Ei, Cris!
    Falando em filmes para crianças, vce Luiz já viram aqueles desenhos da turma da Monica do Netflix? Recomendam?
    Abraços

    Curtir

Deixar um comentário